torres vedras

Iniciativas vão abordar a temática da Ictofauna Fluvial Nativa

A Câmara Municipal de Torres Vedras, com a parceria da Águas do Tejo Atlântico, proporciona, no próximo dia 14 de janeiro, um workshop denominado “Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – Como garantir a sua sobrevivência”.

Esta atividade, que terá como formadora Carla Sousa Santos (bióloga, investigadora pós-doutorada do MARE/ISPA), será composta por uma sessão teórica a realizar no período da manhã no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, a que se seguirá, no período da tarde, uma saída de campo ao rio Sizandro (a partir do Parque Verde do Runa).

O programa do workshop “Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – Como garantir a sua sobrevivência” é o seguinte:

 

10h00 – Receção dos participantes e breve enquadramento das atividades a desenvolver

10h10 às 13h00 – Sessão teórica

Breve história evolutiva dos peixes de água doce na Península Ibérica; taxonomia, biologia e ecologia das espécies; áreas de distribuição atuais; principais fatores de ameaça à sobrevivência das espécies; conservação (abordagens in situ e ex situ); métodos e técnicas de amostragem científica.

13h00 às 14h00 – Almoço

14h00 às 17h00 – Sessão prática

Demonstração da técnica de amostragem científica com recurso a pesca elétrica e dos principais parâmetros a avaliar em monitorizações da ictiofauna nativa. Identificação das espécies capturadas. Explicar-se-á ainda as condições ecológicas ideais de habitat dos peixes de água doce que ocorrem no concelho de Torres Vedras, quais as ameaças à sua sobrevivência e o que pode ser feito com vista à sua conservação.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na área de Ambiente ou na de Agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou diretamente em: tvedras.pt/6l24n.

Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 314 163; ou pelo email: cea@cm-tvedras.pt

A partir do mesmo dia em que se realizará o workshop “Os peixes de água doce do concelho de Torres Vedras – Como garantir a sua sobrevivência”, estará patente ao público, no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, a exposição Ictofauna nativa dos rios da região Oeste.

Com esta exposição, que estará patente até 17 de fevereiro, a qual foi criada no âmbito do Projeto “Peixes Nativos”, pretende-se dar a conhecer a ictofauna nativa fluvial do Oeste e sensibilizar para a necessidade de implementar medidas que minimizem o seu atual risco de extinção.

Torres Vedras é o primeiro local a acolher a exposição Ictofauna nativa dos rios da região Oeste, o que está relacionado com o facto do Município de Torres Vedras ser pioneiro no Projeto “Peixes Nativos”. A mesma itinerará posteriormente por várias localidades do país, promovendo a literacia ambiental em matéria de preservação e valorização dos ecossistemas fluviais e da Biodiversidade a eles associada.

Fonte: CM de Torres Vedras


Publicado

em

,

por

Etiquetas: