31 outubro 2018
De 21 a 25 de outubro, a InovCluster, Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, esteve presente na feira internacional SIAL em Paris, uma das maiores exposições mundiais de inovação alimentar, dando a conhecer os produtos regionais da região ao mercado internacional.
Consciente da importância da sua participação na SIAL em representação do mercado existente, a InovCluster organizou a participação de várias empresas da região, que levaram até Paris o que de melhor se faz no interior de Portugal, como o azeite, o vinho, os queijos, o mel, os bolos secos e os enchidos, os quais se distinguem pela sua autenticidade, qualidade e carácter inovador.
Este ano, estiveram presencialmente na feira as empresas Destilaria Levira, Lactoserra, Aproserpa/ADPM, Casel – Dom iguarias, Alqueva, ReynaldProdutos Alimentares, Tavira Sal, Salsicharia da Gardunha e Olano Transportes.
Através dos seus produtos, marcaram ainda presença empresas da região de Castelo Branco, nomeadamente a Raya, Pessoa Wines, Herdade do Escrivão, Dayana, Meltagus, Presuntos Lourenço, Fio da Beira, Salsibeira, Quinta dos Termos, MariaDias, Cabeço do Carvão, Sabores da Soalheira, Queijaria da Soalheira e Olhar Campestre.
Os expositores apresentaram produtos portugueses diferenciadores e de elevada qualidade, tendo ficado extremamente satisfeitos com a sua participação no certame. Os contactos bilaterais gerados pelas várias empresas presentes revelaram-se eficazes para o desenvolvimento de novos negócios e novas parcerias estratégicas, com potenciais compradores internacionais.
A Câmara Municipal de Castelo Branco tem manifestado apoio junto das empresas do setor agroalimentar, desdobrando esforços para que a dinamização da economia e o aumento das exportações seja uma realidade no tecido empresarial da região. “Estamos a posicionar Castelo Branco, não só pela excelência dos seus produtos alimentares, mas também para divulgar a nossa cultura e património”, afirma o Presidente da autarquia Luís Correia.
Para a Presidente da InovCluster, Cláudia Soares, “a relação custo-benefício da participação conjunta organizada pela InovCluster num evento com a escala e visibilidade da SIAL de Paris
é encarada pelas empresas como um investimento e tida como uma janela de oportunidade para aumentar, não só a sua visibilidade externa e criar oportunidades, mas também as suas
exportações de forma mais sustentada, numa fase inicial do processo de internacionalização”.
A InovCluster tem procurado promover a afirmação do agroalimentar português no mercado global, através do apoio direto às empresas, desde a fase de concepção da sua estratégia de internacionalização até à efetivação de negócios. Este apoio dirigido às empresas tem sido levado a cabo desde 2013 e traduz-se num incremento sustentado das exportações deste setor.
“O agroalimentar do interior do país tem vindo a crescer nos últimos anos, através da aposta na cooperação e coopetição. O aparecimento de entidades como a InovCluster, que canalizam financiamento de fundo comunitários para o desenvolvimento do setor e do território, aumentam a visibilidade das empresas e dos seus produtos e serviços. Os produtos alimentares do interior são de elevada qualidade, intrínseca, únicos e diferenciadores, com elevado potencial de entrada nos mercados externos”, acrescenta Cláudia Soares.
De acordo com Natacha Pinto, Coordenadora Executiva da Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, “esta é das maiores participações organizada pela InovCluster em feiras internacionais, o que nos enche de orgulho. É uma forma de mostrarmos ao mundo a qualidade dos produtos portugueses, revelando as novas tendências da indústria e tendo acesso à inovação patente no setor. Sendo a SIAL Paris a maior feira agroalimentar mundial, é muito importante para as nossas empresas marcarem presença, consolidarem-se nos mercados internacionais e assim conseguirem promover os seus produtos junto dos grandes importadores e distribuidores de todo o mundo”.
A SIAL contou, este ano, com 7200 expositores de 119 países e com mais de 300 mil stakeholders da indústria alimentar, que nestes cinco dias deram a conhecer ao mundo mais de 400 mil produtos variados, naquele que é um palco mundial para apresentação de tendências e novos produtos do setor alimentar aos mercados, sendo por isso mesmo, um dos maiores potenciadores dos negócios que têm em vista a internacionalização.
A participação na SIAL Paris 2018 insere-se no Projeto Conjunto de Internacionalização 2016/18, financiado pelo COMPETE 2020 e aposta numa lógica de continuidade, naqueles que têm sido os mercados-alvo do trabalho de internacionalização da InovCluster.
Com um balanço extremamente positivo, este ano, a InovCluster marcou presença no certame com várias empresas do concelho, integrando a sua estratégia de promoção na marca PORTUGAL FOODS – Atlantic Essence.