A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) lançou a marca “Queijos do Centro Portugal”, criada para diferenciar os queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) da região Centro no mercado e acrescentar valor à fileira.
A nova marca, criada pela ‘Ivity Brand Corp’, abarca três submarcas figurativas, inspiradas em elementos culturais e icónicos de cada território, criando uma distinção e identidade própria para os três queijos com DOP da região Centro: Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal.
“O objetivo é capacitar estas regiões para a preservação e reconhecimento do valor do seu passado associado ao fabrico de queijo, mas também reforçar e incentivar para um futuro mais sustentável e com mais amor pelas artes e ofícios da cultura nacional”, refere, em comunicado, a InovCluster.
A marca “Queijos do Centro Portugal” foi lançada pelo Agroindustrial do Centro, no âmbito da parceria do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da região Centro.
Unidos por este novo rótulo, os queijos com DOP da região Centro partilham entre si a “cura” ou uma maturação rigorosa e o tempo de espera necessário para uma afinação perfeita do seu sabor.
As 15 entidades parceiras do programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tomaram este como um dos grandes desafios do projeto.
“A parceria foca-se agora na próxima etapa que será a boa implementação destas marcas no mercado, conseguindo uma boa adesão por parte dos produtores e consumidores”, conclui a nota.
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, iniciado em 01 de janeiro de 2019, envolve um investimento total de 2,7 milhões de euros, sendo que 2,3 milhões correspondem a este programa, financiado em 85% pelo Centro 2020, e 428 mil euros dizem respeito à iniciativa Rota Turística e Gastronómica Queijos da Região Centro, financiada em 65% através do Valorizar.
Na globalidade, o projeto envolve um total de 15 entidades da região Centro e abrange a produção de queijos DOP da Serra da Estrela, da Beira Baixa e do Rabaçal.