É já amanhã, dia 10 de dezembro, que a Escola Superior Agrária de Beja (ESA) do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) será palco da 3.ª Conferência InovEnsino, iniciativa integrada no ciclo nacional promovido pela Voz do Campo.
O evento realiza-se no Auditório dos Serviços Comuns I do IPBeja e pretende fomentar um diálogo construtivo sobre os desafios e oportunidades do ensino agrícola e do setor agroalimentar.
Sob o tema “Futuro do Agroalimentar no Baixo Alentejo: Tecnologia & Sustentabilidade”, a conferência decorre entre as 08h30 e as 13h25, com a realização de três painéis temáticos:
- Fileira dos Cereais: Tecnologias Emergentes para a Sustentabilidade
- Pastagens Inteligentes: Inovação e Sustentabilidade na Produção Animal
- Azeite e Olival Sustentável em Ecossistemas Mediterrânicos: Abordagem Multidisciplinar
O encontro conta com a participação de docentes da ESA e representantes de entidades e empresas de referência como a EDIA, a ANPOC, a ACOS, a Olivum e a LUSOSEM.
A sessão de abertura contará com as intervenções da presidente do IPBeja, Doutora Maria de Fátima Carvalho, da diretora da ESA, Doutora Maria João Carvalho, seguindo-se a participação de Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP.
A partir das 14:30 horas, os participantes poderão integrar uma visita técnica à Herdade da Figueirinha, com passagem pelo lagar, campo de compostagem experimental, vinha e adega, terminando com uma prova de vinhos.
A iniciativa inclui ainda uma mesa-redonda com os investigadores Diogo Coelho e João Guerreiro da Universidade de Évora, bem como, representantes do setor, nomeadamente Mónica Sobreiro, do Clube de Produtores do Continente, e David Catita, da EDIA.
O InovEnsino é um ciclo de oito conferências em escolas superiores agrícolas de Portugal, que promove a partilha de conhecimento entre professores, investigadores,
estudantes, empresas, produtores e comunidades locais. O objetivo é contribuir para um modelo de ensino agrícola mais inovador, mais prático e alinhado com as exigências futuras do setor.
A participação é gratuita e presencial, com transmissão em direto nos canais oficiais da revista Voz do Campo no Facebook e YouTube.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.