InovTechAgro participa em certame internacional de robótica e inovação agrícola World FIRA 2025

image

O InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal estará presente como expositor na edição de 2025 do World FIRA, fórum mundial de robótica e inovação agrícola de periodicidade anual, que se realiza de 3 a 6 de Fevereiro em Toulouse, França. Em comunicado, a entidade indica que a sua presença neste evento «foi possível graças a uma forte parceria entre Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Anpromis (Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo) e Agrotech/ Município do Fundão», entidades que «têm trabalhado para promover o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de ponta na agricultura, reforçando o papel de Portugal na transição para um sector mais digital e mecanizado».

O InovTechAgro afirma que o World FIRA é «o mais prestigiado evento mundial de robótica e inovação agrícola» e que esta participação constitui um «marco», que «reflecte a excelência e o compromisso deste Centro de Competências com a inovação tecnológica no sector agrícola», além de reforçar o posicionamento de Portugal «entre os principais protagonistas globais no desenvolvimento de soluções para uma agricultura mais sustentável e eficiente». Segundo o comunicado, «o FIRA 2025 será uma plataforma única para o InovTechAgro apresentar o trabalho desenvolvido em prol da mecanização, digitalização e agricultura de precisão», além de ser «uma oportunidade para estabelecer ligações com líderes globais, trocar ideias e explorar soluções inovadoras para enfrentar os desafios actuais da agricultura».

«A participação no FIRA 2025 é um reconhecimento do esforço colectivo em promover a inovação e a sustentabilidade na agricultura. Estamos entusiasmados por partilhar a visão e o trabalho que têm sido desenvolvidos e por representar o potencial tecnológico de Portugal no cenário internacional», declara Luís Alcino Conceição, coordenador do InovTechAgro. Homologada em 2020, esta entidade é promovida pelo IPP e pela Anpromis, está sediada em Elvas, visa o debate, transferência de conhecimento e desenvolvimento experimental nas áreas de mecanização agrária, agricultura de precisão e digitalização e conta com três pilotos experimentais: no pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV); no Centro Agrotech Fundão; na Associação de Produtores Agrícolas de Precisão (APAP), em Monforte.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: