InPP colabora com DGAV na monitorização da Xylella

Ferramenta digital baseada em SIG facilita planeamento, visualização online logo após a recolha de amostras, localização e gestão dos focos, e muito mais.

O InnovPlantProtect (InPP) colabora com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) no programa de monitorização da zona do território nacional demarcada devido à presença da bactéria de quarentena Xylella fastidiosa.

Para o controlo da presença de Xylella fastidiosa no ano de 2021, a DGAV solicitou ao InPP a construção de uma ferramenta digital baseada em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para facilitar o planeamento da amostragem a realizar na zona demarcada, o acesso e visualização online imediatamente após a recolha das amostras, e a identificação da sua localização geográfica.

A solução auxilia ainda a gestão dos focos no que respeita às atividades de levantamento florístico, amostragem e erradicação, bem como a atualização do mapa da zona demarcada, sempre que ocorram alterações.

Captura de ecrã da interface da solução concebida pelo InPP para o programa de monitorização da Xylella.

O InPP projetou um banco de dados (Postgresql/ PostGIS) que centraliza toda a informação e permite a implementação de consultas. Paralelamente, o servidor QGIS e o software Lizmap estão a ser usados como serviço via Web para permitir a introdução e o acesso aos dados de forma facilitada.

Além da recolha e processamento da informação em plataforma única e comum acessível a todos os técnicos e inspectores envolvidos, este SIG permite a gestão, coordenação e apoio à decisão por parte das autoridades competentes.

O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.


por

Etiquetas: