O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) vai trabalhar em conjunto com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para promover ações de financiamento verde, divulgou esta segunda-feira o organismo.
O diretor executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados, salientou que quando se fala em financiamento verde, refere-se a “um conjunto de iniciativas que incluem a agricultura sustentável”, destacando, nesse sentido, a importância da coordenação com o IICA, devido à trajetória e capacidade no continente desta instituição.
“Queremos reforçar esta coordenação entre o CAF e o IICA e poder caminhar de mãos dadas nos desafios da agricultura na América Latina. [Queremos] Trabalhar juntos em questões de segurança alimentar, acesso a alimentos, preparação do setor agrícola para as mudanças climáticas, mitigação das mudanças climáticas e, claro, adaptação. Estes serão os eixos do trabalho coordenado com o IICA”, salientou Díaz-Granados, citado no comunicado da IICA.
Já o instituto explicou que o seu diretor-geral, Manuel Otero, reuniu recentemente com Díaz-Granados, para discutirem as possibilidades de trabalho em conjunto, já que o CAF, que nasceu como banco de desenvolvimento da região andina, é atualmente um banco continental.
Díaz-Granados explicou também que o conselho de administração do CAF aprovou recentemente um aumento de capital de 7 mil milhões de dólares (cerca de 6,6 mil milhões de euros) para aumentar a capacidade do banco e que 40% do crédito concedido até 2026 será para financiamento verde, acrescentou o IICA no comunicado.
O IICA é um organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano que procura promover o desenvolvimento agrícola e rural nos seus 32 Estados-membros no continente Americano, através da cooperação técnica.