Na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro de 2022, pelas 15h, no Auditório na Exponor, em Matosinhos, irá ter lugar o seminário da APIC, com o título: “Internacionalização dos Produtos Cárneos Portugueses-Como Exportar Mais!”.
Este seminário ocorre no espaço da feira, sendo necessários bilhetes de entrada, os quais estão disponíveis gratuitamente, bastando apenas cada interessado contactar a APIC para os requerer.
A APIC, cria de novo a oportunidade de nos encontrarmos fisicamente, desta vez com um leque de oradores peritos na exportação de carne e produtos cárneos, nomeadamente para Cuba.
Teremos a primeira apresentação a ser feita pela Dr.ª Isabel Mousinho, médica veterinária, chefe de divisão dos mercados da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), especialista nas questões da exportação e importação de carne e produtos cárneos, que abordará o tema: “Procedimentos para habilitar estabelecimentos para exportação”, de forma a esclarecer a abertura dos vários mercados possíveis e com interesse para os empresas portugueses.
Teremos a representante da AICEP, Iara Martins para nos falar de “Apoio da AICEP a visitas de prospeções a países com oportunidades de negócio” que também transmitirá os detalhes fundamentais quando se pretende abrir novos mercados do ponto de vista comercial.
Na segunda parte do seminário, teremos o Presidente da Câmara de Comércio Portugal-Cuba que abordará o tema “Cuba-Oportunidades de negócio”, e o evento terminará com a apresentação da Senhora Embaixadora de Cuba em Portugal, a Dr.ª Yusmari Diaz Pérez, a qual nos dará a conhecer o Plano de Desenvolvimento Economico de Cuba”.
Iremos ter no próximo mês, uma missão da Autoridade Cubana a Portugal, cujos inspetores irão visitar estabelecimentos que pretendam ser habilitados a exportar carne e produtos à base de carne para Cuba.
Independentemente desta missão, a Câmara de Comércio Portugal-Cuba e a Senhora Embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmari Diaz Pérez, estiveram reunidos com a IACA e a APIC, para nos convidar para uma Missão comercial a fazer a Cuba, a fim de promover as exportações de carne, produtos cárneos e alimentos para animais, para aquele país.
Um outro objetivo será o de analisar possibilidades de investimentos, designadamente no setor agroindustrial, essenciais para o desenvolvimento da atividade pecuária e industrial.
Tendo como objetivo a abertura da sua economia ao exterior, a Embaixadora Yusmari Diaz Pérez, informou-nos que o Governo de Cuba elaborou um Plano de Desenvolvimento, que prevê apoios para importação de alimentos e mesmo investimentos naquele país, com capital estrangeiro, através da criação de empresas mistas locais (público-privadas, sendo estas estrangeiras), pelo que, nos propuseram efetuar uma visita a Cuba, a fim de se estabelecer contactos que permitam começar a exportação.
Estas visitas de prospeção envolvem custos, pelo que, será importante envolver a AICEP, para que seja possível encontrar algum tipo de financiamento.
Neste contexto, a APIC resolveu organizar o seminário na EXPOCARNE, no dia 28 de outubro de 2022, durante o evento que decorre na EXPO Norte, face à pertinência deste mercado nesta data.
Convido assim, cada um dos nossos associados, a participarem neste evento, presencialmente, a fim de poderem obter informação adequada que vos permita desenvolver a exportação de produtos, nomeadamente para Cuba!
Vemo-nos no dia 28 de outubro!
Presidente da APIC
Carlos Ruivo