Interrompa-se o caminho do desastre ! – João Dinis

Agrava-se todos os dias a situação da Agricultura, do Mundo Rural e do País. E a propaganda oficial e oficiosa bem pode esganiçar-se a tentar convencer-nos de que não é assim…

A propósito, atente-se, agora, neste outro e monumental escândalo, o das perdas astronómicas ( já se fala em 3 mil milhões de euros !) com a “roleta” dos capitais de alto risco – as tais “swaps” – em que uns quantos “figuraços” ligados ao (des)Governo, e não só, “jogaram” com várias Empresas Públicas (transportes) à custa das finanças nacionais e do nosso “cabedal” enquanto Portugueses… Afinal, para darem ainda mais lucros especulativos à Banca… Como é possível ? Como é que este (des)Governo ainda está em funções ?

Em Lisboa, a 17 de Abril, CNA e Filiadas, Sempre com os Agricultores !

Numa participada, vigorosa e colorida manifestação nacional, reclamou-se, alto e a bom som, por outras e melhores políticas Agro-Rurais e por outro Governo capaz de as aplicar !

Assim, sejamos ouvidos e respeitados.

Novas regras de Fiscalidade. Mais um ataque deste Governo contra a Lavoura Nacional.

Pois, as únicas medidas que este (des)Governo quer tomar – especificamente dirigidas aos pequenos e médios Agricultores – são as novas imposições fiscais ( a partir de 31 de Maio ). Para obrigar os pequenos Agricultores a colectarem-se nas Finanças. Para tributar. Para eliminar dezenas de milhar de Agricultores e, também por aí, arruinar ainda mais o Mundo Rural !

“Isto” vindo de um (des)Governo que continua a dizer-se “amigo” dos Agricultores.

Por isso, não nos sai da vista aquele cartaz que uma Agricultora robusta transportou durante toda a manifestação promovida pela CNA no passado dia 17 de Abril, em Lisboa.

Em torno de enorme caricatura do Ministro Paulo Portas, aparecia escrito nesse cartaz: – “O Portas perdeu o boné de agricultor. Ó Portas andas fugido? Vai mas é enfiar o boné ( o barrete) a outros !…”

Ora, se o (des)Governo quer mesmo combater a fraude e a evasão fiscais, então que obrigue as grandes empresas do “agro-negócio” a pagarem impostos em Portugal pois, como é sabido, a quase totalidade dessas grandes empresas “foge” para os “paraísos fiscais”…depois de ter sobre-explorado os nossos recursos internos…

E a Reforma da PAC ?
Então, Dr. Capoulas Santos: – mas que falta de convicção nas suas próprias (anteriores) “convicções” !…

Pois é, pois é…Dr. Capoulas Santos…

E nem sequer vamos recuar até aos idos do ano 2 000, quando “dirigiu”, enquanto Ministro da Agricultura de Portugal e Presidente em exercício do Conselho Agrícola, uma Reforma da PAC no essencial ruinosa para a Lavoura e para o Mundo Rural Português…

Agora, que diz e faz o Senhor Eurodeputado enquanto membro desta espécie de “tróika-tri-céfala” – Conselho Europeu – Comissão Europeia – Parlamento Europeu – que tenta fechar as de facto anti-democráticas e anti-sociais “negociações” sobre o Orçamento da UE para 2014-2020 e a Reforma da PAC para igual período ??

Temos presentes declarações suas, ainda recentes, Dr. Capoulas Santos, em que afirmava, categórico, que pelas “suas” propostas para a Reforma da PAC – 2014 – 2020, Portugal ganharia 300 milhões de Euros comparativamente com idêntico período que termina este ano de 2013.

Porém, ontem, ouvi-o dizer que, tendo em conta aquilo que o Conselho Europeu aprovou, Portugal vai perder na ordem de mil milhões de euros para a PAC – 2014-2020.

Entretanto, no desfiar da sua argumentação, acaba por assumir que o resultado final das “negociações” – em que o próprio Dr. Capoulas Santos participa em representação do PE – esse resultado final, disse, vai aproximar-se dos valores apresentados pelo Conselho Europeu e, portanto, vai ficar muito distante, e pela negativa, daquilo que, antes, o Dr. Capoulas Santos parecia defender…

Então ? Que é feito das suas “convicções” ? Que é feito da apregoada “co-decisão” e da posição do PE em matéria destas negociações tão importantes?

Ou seja, a Senhora Merkel e os interesses que ela serve no “eixo alemão-franco” de facto “mandam” nas instituições europeias e na grande parte dos seus representantes!…

Até quando ?… Até quando ?…

João Dinis

Afinal qual é a situação da agricultura e da alimentação em Portugal? – João Dinis


Publicado

em

por

Etiquetas: