Inundações no Paquistão. Aquecimento global terá aumentado em 50% as chuvas intensas

As chuvas intensas que causaram inundações arrasadoras por todo o Paquistão foram agravadas pelo aquecimento global, concluiu um grupo internacional de cientistas, alertando ainda que as alterações climáticas estão a tornar mais prováveis inundações futuras.

No estudo publicado quinta-feira pela iniciativa World Weather Attribution, o grupo de especialistas frisa que as mudanças climáticas podem ter aumentado em cerca de 50% as chuvas intensas num curto período nas áreas mais afetadas do Paquistão.

As inundações nesse país foram as piores em 100 anos, mas episódios semelhantes vão, provavelmente, tornar-se mais frequentes no futuro, à medida que as temperaturas globais continuem a subir.

Os cientistas não conseguiram quantificar com precisão a probabilidade de inundações futuras causadas pela crise climática, devido ao alto grau de variabilidade natural das monções na região.

Ainda assim, o estudo diz haver uma probabilidade de 1% de  acontecerem uma vez por ano chuvas tão fortes quanto estas. E sublinham que o fenómeno atual no Paquistão, de inundações em pleno verão, seria muito menos provável num mundo sem emissões de gases de efeito estufa induzidas pelo homem.

Friederike Otto, professora no Imperial College London, concorda que as “impressões digitais” do aquecimento global podem ser nitidamente observadas nas inundações do Paquistão.

“Podemos dizer com elevada confiança que […]

Veja a reportagem na RTP.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: