De entre os finalistas da 4ª Edição do Concurso do Programa Promove da Fundação ”la Caixa”, destinado à dinamização das regiões do interior de Portugal, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia encontram-se investigadores do MED com duas Ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores.
Uma das “ideias vencedoras” corresponde ao projeto “CYN.BIO-SE”, que pretende promover a sinergia do Cardo (CYNara cardunculus) pela multifuncionalidade da sua BIOlogia como recurso endógeno nos territórios do Queijo Serra da Estrela e SErpa e ingrediente na fileira destes Queijos DOP. No projeto estão envolvidos investigadores do MED-CEBAL, em particular o trabalho do aluno de mestrado Cristiano Rodrigues orientado por Liliana Marum (MED-CEBAL), Fátima Duarte (MED-CEBAL) e Augusto Peixe (MED-UÉvora), e do Instituto Politécnico de Viseu, coordenados pelo Professor Paulo Barracosa.
A segunda “ideia vencedora” intitulada “Seedballs 100% portuguesas” assenta na ideia da promoção do fabrico, otimização e desenvolvimento em pequena indústria de bolsas de sementes (seedballs) de proveniência regional certificada, e com interesse para a conservação, que possam ser utilizadas em projetos de conservação de natureza, de forma a preencher um nicho de mercado importante e crescente, providenciando material vegetal certificado e sustentável. Esta ideia pretende ainda promover a economia circular através da reutilização de subprodutos industriais e domésticos. Neste projeto estão envolvidos estudantes de doutoramento e mestrado na Universidade de Évora, sendo responsável pela candidatura Erika Almeida, aluna de doutoramento em Biologia na Universidade de Évora, com a mentoria de Anabela Belo, Professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, e ambas investigadoras do MED.
Seguidamente as equipas devem apresentar um plano de pré-viabilidade que permita transformar as ideias em projetos para aprovação da Fundação “la Caixa”.
Artigo publicado originalmente em MED.