Investimento social promovido pelo Município de Castro Marim e Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim com destaque nacional, nos Prémios dos Fundos Europeus. (c/vídeo)

WhatsApp Image 2025 12 07 at 17.38.11A cerimónia nacional de entrega dos Prémios dos Fundos Europeus 2025, realizada no âmbito da Mostra dos Fundos Europeus que decorreu em Coimbra, assinalou um momento de especial orgulho para a região do Algarve. O Centro de Alzheimer de Castro Marim foi distinguido com Menção Honrosa na categoria Portugal + Social, destacando-se entre 76 projetos candidatos provenientes de todo o país.

A cerimónia, transmitida em direto, pode ser revista aqui:

[embedded content]

A presença do Algarve nesta iniciativa nacional sublinha a capacidade da região para concretizar projetos transformadores, capazes de melhorar de forma significativa a vida das populações. O Centro de Alzheimer, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim em estreita colaboração com o Município e financiado pelos Fundos Europeus através do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020, é hoje uma referência nacional de inovação social, qualidade de resposta e boa aplicação dos fundos públicos.

 Um projeto pioneiro e único no país

A “Estrutura Residencial e Centro de Dia José Cabrita — Alzheimer e Demências” é a primeira unidade a sul do Tejo inteiramente dedicada ao acolhimento, acompanhamento especializado e tratamento de pessoas com demência. O investimento apoiado pelos Fundos Europeus permitiu criar um equipamento moderno e altamente qualificado, traduzido em:

  • Alojamento para 70 residentes
  • Centro de Dia com capacidade para 30 utentes;
  • Cuidados especializados de saúde, reabilitação e estimulação cognitiva;
  • Apoio contínuo às famílias e cuidadores;
  • Promoção de investigação aplicada e práticas inovadoras na área das demências.

Este projeto, reconhecido agora ao mais alto nível nacional, assume um papel essencial num contexto de envelhecimento da população e de crescente prevalência de doenças neurodegenerativas. A distinção recebida reforça o valor do trabalho desenvolvido e confirma o impacto social positivo gerado na comunidade.

Reconhecimento do mérito e do compromisso social

A Menção Honrosa atribuída ao Centro de Alzheimer de Castro Marim constitui um sinal claro de que a região do Algarve está na linha da frente no desenho e implementação de respostas sociais qualificadas, sustentadas por parcerias locais fortes e por uma utilização criteriosa dos Fundos Europeus.

O Programa Regional Algarve 2030 e a CCDR Algarve felicitam a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Município e toda a equipa técnica envolvida pela visão, dedicação e profissionalismo que tornaram possível este projeto exemplar.

(Fonte. CCDR Algarve)

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: