IPMA: Boletim Climatológico dos Açores

Foi publicado recentemente o Boletim Climatológico de janeiro de 2023 da Região Autónoma (RA) dos Açores.

Resumo
No mês de janeiro, a região dos Açores apresentava uma anomalia positiva do campo médio da pressão atmosférica à superfície de 6,0 a 8,0 hPa, inserindo-se numa área mais vasta que se estendia para noroeste até cerca de 60° de latitude.
A anomalia do campo da precipitação média diária apresentava valores negativos de -4 a -2 mm/dia; e a anomalia do campo da temperatura média mensal do ar apresentava valores negativos superiores a -0,8 °C.

Precipitação
O valor mais elevado dos totais mensais de precipitação foi registado na estação do Nordeste (111,5 mm), e o valor mais baixo em  Santa Maria (33,7 mm). Conclui-se ainda que janeiro foi um mês seco nas ilha das Flores, Pico, Faial, Terceira, S. Miguel e Santa Maria.

Temperatura do ar
O valor da temperatura média do ar variou entre 13,6°C (Nordeste) e 15,3°C (Corvo). A temperatura mínima mais baixa foi 6,6°C (Graciosa) e máxima mais alta foi 19,8°C (Ponta Delgada/Obs e Nordeste).
A temperatura da água do mar à superfície nos Açores apresentava valores médios entre 15 e 16°C nos grupos Ocidental e Central e entre 16 e 17°C no Oriental, tendo-se verificado anomalias negativas até -0,8 °C.

Estado do mar
O estado do mar caracterizou-se em média por ondas N de 3 m no grupo Ocidental e, de 2 a 3 m de NW no Central e de W no Oriental.

Vento
A circulação média de larga escala na região dos Açores foi em geral bonançosa a moderada de sul nos grupos Ocidental e Central, tendo sido fraca no Oriental.

Radiação global
A percentagem da irradiação global mensal relativa-mente ao valor esperado no topo da atmosfera apresentou cerca de 50% na Horta, Graciosa e Corvo, 48% no Pico e 46% em Santa Maria.

Imagens associadas

  • Anomalia da temperatura da superfície da água do mar para o mês de janeiro de 2023, relativamente ao período 1991-2020, com base nas reanálises ERA5 (Hersbach et al., 2019)- Fig. 3

    Anomalia da temperatura da superfície da água do mar para o mês de janeiro de 2023, relativamente ao período 1991-2020, com base nas reanálises ERA5 (Hersbach et al., 2019)- Fig. 3

O artigo foi publicado originalmente em IPMA.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: