O ciclone extratropical Danielle estava centrado aproximadamente em 41°N 22°W às 12UTC de hoje, dia 11 de setembro, prevendo-se que se aproxime gradualmente de Portugal continental.
As linhas de instabilidade que lhe estão associadas irão originar precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas fortes de vento, no litoral oeste a partir da noite de domingo para segunda-feira e evoluindo gradualmente para leste. Este cenário de precipitação deverá manter-se ao longo da semana, embora com menores quantidades de precipitação acumulada a partir de dia 14.
O vento será do quadrante sul, soprando temporariamente forte nos dias 12 e 13 na faixa costeira ocidental, com rajadas até 65 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 75 km/h.
A agitação marítima irá aumentar com ondas de oeste/sudoeste entre 2,5 e 3,5 metros de altura significativa a partir da tarde de dia 12 até ao fim do dia 13.
Após um período de seca prolongado, este episódio de precipitação forte poderá dar origem a escorrência superficial considerável das águas pluviais em zonas íngremes e em solos queimados, devido à sua lenta infiltração. Adicionalmente, e dependendo da intensidade local da precipitação, poderá ocorrer redução de visibilidade e, em meios urbanos, poderão ocorrer cheias rápidas.
Este comunicado é o último referente a esta situação meteorológica.
Devido à incerteza associada às quantidades de precipitação acumulada e à sua localização recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias.
📢#InfoIPMA: agosto de 2022 classificou-se como muito quente e muito seco em Portugal Continental. Mantém-se a situação de seca meteorológica em todo o território: 60.4 % em seca severa e 39.6 % em seca extrema. Aceda ao boletim climatológico 👉 https://t.co/mG3J1KCwmN pic.twitter.com/ua6Rx1Jj4m
— IPMA (@ipma_pt) September 9, 2022