No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2022-2023, foi atribuído pelo IPMA o nome ARMAND a uma depressão, que estava centrada em 45°N e 22°W hoje dia 19 de outubro de 2022 às 03:00UTC.
Os efeitos desta depressão estão a ser sentidos em Portugal continental desde a madrugada de hoje dia 19, persistindo pelo menos até ao dia 22, com vento por vezes forte do quadrante sul, transportando uma massa de ar tropical muito húmida. Desta forma, prevê-se a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, e vento forte no litoral e terras altas nos dias 19 e 20, com rajadas nos períodos de maior instabilidade, podendo atingir 95 km/h no litoral Norte e terras altas.
Espera-se também um aumento significativo da agitação marítima a partir do fim da tarde do dia 20, com ondas de sudoeste até 5 metros durante o dia 20, quinta-feira.
Esta depressão afetará também o arquipélago da Madeira, onde se espera a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, em especial no dia 20, assim como um aumento da agitação marítima, com ondas de noroeste com 4 metros.
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/
Fonte: IPMA