Startup incubada no Instituto Pedro Nunes foi distinguida no Ativar Portugal Startups, uma iniciativa promovida pela Microsoft Portugal.
A Coolfarm, sediada em Coimbra, no Instituto Pedro Nunes, foi galardoada com o prémio Startup do Ano 2017 na terceira edição do Ativar Portugal Startups, realizada no passado dia 24 de maio, na sede da Microsoft, no Parque das Nações. Esta iniciativa, organizada pela Microsoft Portugal, reuniu mais de 100 jovens empresas, investidores e parceiros.
Liliana Marques, da Coolfarm
A Coolfarm desenvolveu um sistema de controlo inteligente das plantações agrícolas, especialmente útil para estufas e armazéns de produção agrícola, que permite cultivar em hidroponia (técnica de cultivar plantas sem terra), alimentos frescos e nutritivos, em interior, durante todo o ano, sem desperdícios e com máxima segurança.
Esta empresa desenvolveu também uma nova tecnologia a pensar no setor do retalho – o ‘In/store’. Trata-se de uma estufa automática e inteligente pensada para ser integrada em supermercados, restaurantes ou armazéns que permite o cultivo vertical de hortícolas ao longo de todo o ano, com uma poupança de 90% de água.
O Instituto Pedro Nunes visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo. Assente num sólido relacionamento universidade/empresa atua na investigação e desenvolvimento tecnológico, incubação e aceleração de ideias e empresas e formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.