IV Congresso AniCura Ibéria coloca o foco na medicina de urgências 

 Nos dias 14 e 15 de novembro, a AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, realizou o seu IV Congresso Ibérico, uma edição dedicada a melhorar a abordagem integral das urgências veterinárias e reforçar as competências clínicas e comunicativas dos profissionais do setor. 

A medicina de urgência representa um dos grandes desafios da prática veterinária, tanto pela complexidade técnica que exige como pela necessidade de agir com rapidez, precisão e uma comunicação clara com os cuidadores do paciente. Com este objetivo, o programa deste ano foi articulado em torno destas equipas, e as sessões foram dirigidas por especialistas de diferentes hospitais da AniCura na península, que partilharam tanto formação clínica como formação focada em competências e bem-estar, tudo isto para melhorar a tomada de decisões em pacientes críticos. 

Ao longo das sessões foram ainda aprofundadas áreas essenciais para o desempenho diário das equipas clínicas. Foram ministradas sessões sobre o protocolo ABCD de urgências, abordando desde a avaliação do paciente com dificuldade respiratória até o diagnóstico e tratamento do choque, alterações do estado mental ou convulsões. Também houve sessões sobre urgências oftalmológicas, o uso aplicado do FoCUS e do T-FAST em contextos de emergência. O congresso incorporou conteúdos transversais, como um workshop sobre comunicação de más notícias e palestras centradas no bem-estar do profissional, incluindo uma sessão sobre gestão da energia pessoal, ministrada por André Santos (AniCura Restelo), e uma conferência intitulada “Proposta para viver em tempos extraordinários”, ministrada por Elsa Punset. 

Em relação à importância de continuar a avançar em critérios unificados no âmbito das urgências, Enrique Rodríguez, General Manager da AniCura Ibéria, destacou que “este congresso permite-nos partilhar experiências, atualizar conhecimentos e, acima de tudo, cuidar da pessoa por trás de cada profissional, fortalecendo uma cultura clínica partilhada em toda a rede AniCura. A medicina de urgências exige foco nas pessoas, trabalho em equipa e aprendizagem contínua, e isso começa por acompanhar e apoiar também aqueles que estão do outro lado do estetoscópio”. 

Por sua vez, Gabriela Fioretti, Diretora de People na AniCura, destacou o papel do encontro como motor de coesão e qualidade assistencial. “O nosso objetivo é que cada profissional do grupo se sinta apoiado, atualizado e conectado. Consolidar espaços de formação deste nível é fundamental para continuar a elevar a atenção que prestamos aos pacientes e às suas famílias”. 

O Congresso contou com o apoio e patrocínio de parceiros estratégicos como Hill’s, Centauro, Ceva, Dechra, Leti Pharma, Pharmadiet Veterinary, Elanco, Fatro, Virbac, Idexx, MSD Animal Health, Zoetis, Boehringer Ingelheim, Royal Canin, Vetoquinol, B Braun, Ecuphar e Antech, que contribuíram para o sucesso desta edição. 

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: