IVDP aposta no aumento de vendas de vinho do Porto em Portugal

 

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  31-10-2013

[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

IVDP aposta no aumento de vendas de vinho do Porto em Portugal

A iniciativa formativa �Saber Servir Vender Melhor� � o primeiro projecto de educa��o sobre vinho do Porto dedicado, em exclusivo, ao territ�rio nacional e � restaura��o, que pretende sensibilizar os profissionais para a forma correcta de servir e vender vinho do Porto. Lan�ado em Fevereiro de 2012, j� ministrou 40 forma��es, abrangendo um total de 180 estabelecimentos e 491 profissionais de restaura��o e hotelaria, s� na área do Porto e do Douro. De acordo com os resultados apurados, a maioria dos restaurantes visados com esta forma��o melhorou o servi�o de vinhos do Porto e, consequentemente, aumentou a venda do mesmo. O mercado portugu�s Também tem vindo a sentir esta mudan�a: de Janeiro a Setembro de 2013 o sector vendeu mais 7,3 por cento em valor e 2,3 por cento em quantidade para o mercado nacional, com o aumento do pre�o m�dio na ordem dos 5 por cento.

Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Portugal � o segundo maior mercado em valor para o vinho do Porto – comprou 35 milhões de euros até Setembro de 2013 e quase 800 mil caixas.

Perante estes n�meros, o IVDP considera que a aposta no projecto �Saber Servir Vender Melhor� tem sido uma mais-valia para a consolida��o das vendas de vinho do Porto em territ�rio nacional – porque os restaurantes servem melhor e, por isso, vendem mais – e mesmo l� fora, dado que os turistas tomam mais contacto com os diferentes tipos e marcas de vinho do Porto e divulgam-no melhor no seu país de origem.

A f�rmula do �Saber Servir Vender Melhor� foi pensada ao pormenor para proporcionar aos profissionais a melhor forma��o poss�vel acerca do vinho do Porto. Cada sessão divide-se em duas partes: teoria e prova. Durante a parte te�rica, são abordados, de forma sint�tica, temas como a hist�ria do vinho do Porto, a regi�o-ber�o (Douro), o papel do IVDP (com destaque para as val�ncias na área do controlo de qualidade e da certifica��o), a produ��o, os estilos de vinho, a �comunica��o� ou �descodifica��o� da garrafa (r�tulo, contra r�tulo e tipo de rolha); a parte pr�tica incide sobre o servi�o (temperaturas de servi�o de guarda, condi��es e pr�ticas de guarda, a import�ncia do copo) e as poss�veis harmoniza��es gastron�micas. A forma��o tem cerca de 90 a 120 minutos de dura��o e, no final, cada participante tem direito a um diploma do IVDP, comprovativo da frequ�ncia da forma��o.

O IVDP assume, como objectivos do �Saber Servir, Vender Melhor�, o aumento dos n�veis de conhecimento sobre vinho do Porto nos restaurantes visados, melhorar o aconselhamento de vinhos a clientes e turistas, promover o aumento de receitas para os restaurantes através da oferta de produtos com maior valor acrescentado e contribuir para as exporta��es através do estabelecimento de neg�cios com turistas.

Para o dia 30 de Outubro está prevista j� uma forma��o em Chaves, para o dia 6 de Novembro em Vila Real, 19 de Novembro do IVDP, no Porto, 20 de Novembro em Chaves e dia 2 de Dezembro, novamente, no IVDP.


Apontadores relacionados:

Artigos

  • Agronotícias (31/10/2013) – Vinho do Porto gerou volume de neg�cios de 236 MEuros este ano

S�tios

  • Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP)


[ �cran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Direct�rio ] [ Agronotícias ] [ Pesquisar ] [ Opini�o ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares � – �  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: