“Estes cerca de 19 mil euros representam o vosso contributo para estas duas instituições: Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere.” Foi desta forma que, na passada sexta-feira, dia 13 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, enalteceu o trabalho de mais de uma centena de voluntários/as do Festival da Filhó Espichada, no decorrer de um jantar de agradecimento àqueles/as que definiu como o “verdadeiro coração do Natal Serrano”.
A receita proveniente da venda de filhós espichadas na edição de 2025 do evento – 18 507,50€ -, superou em mais de mil euros a marca do ano anterior e constitui um novo recorde, cujo montante foi simbolicamente entregue às duas instituições com valência infantil (creche) no concelho, tal como previamente anunciado. “Todos os anos este valor tem aumentado, o que demonstra bem a força solidária e o espírito desta iniciativa”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.
No espaço onde as 8 freguesias voltaram a dar um sabor ainda mais especial à aclamada iguaria serrana, foram utilizados perto de 1,5 toneladas de farinha e 894 dúzias de ovos, sendo que pela última edição do Natal Serrano passaram cerca de 15 mil visitantes, também um recorde de afluência sublinhado por Jorge Custódio.
“Em meu nome e em nome da Câmara Municipal, não posso deixar de agradecer profundamente a todos os que contribuíram para mais um Natal Serrano inesquecível: às Juntas de Freguesia por todo o apoio logístico, às instituições e coletividades, aos colaboradores do Município e aos participantes do espetáculo musical e teatral. Estou-vos eternamente grato porque só assim é que podemos fazer mais pela Pampilhosa da Serra”, frisou.
Como gesto adicional de gratidão, foi ainda oferecido a cada voluntário/a um voucher no valor de 20 euros, destinado a utilização em espaços de estética e bem-estar aderentes no concelho.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.