João Casteleiro Alves eleito Presidente do Conselho Geral da UBI

O empresário vai liderar o órgão que tem a responsabilidade de eleger o próximo reitor da UBI, já este ano. Graça Rojão será a vice-presidente.

João Casteleiro Alves é o novo presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (CG-UBI) e estará em funções até 2028. A eleição teve lugar na reunião desta sexta-feira, 14 de fevereiro, na qual tomaram posse os membros cooptados, assinalando o final do processo de constituição do órgão máximo da academia. Graça Rojão, co-fundadora e diretora executiva da CooLabora – Intervenção Social, licenciada e doutorada em Sociologia pela UBI, vai ser a vice-presidente. Foi também escolhido o docente Bruno Costa para secretário do CG-UBI.

Licenciado em Engenharia Informática pela UBI, João Casteleiro Alves foi vice-presidente do CG-UBI entre 2021 e 2025. Profissionalmente, teve passagens pela Portugal Telecom (de 2009 a 2011), como consultor informático, e, depois de ter integrado uma empresa de capitais franceses, fundou, em 2015, a Readiness IT. Esta empresa de soluções de IT e transformação digital evoluiu para o Grupo RiT, que conta com cerca de 550 colaboradores e tem escritórios em Lisboa, Porto e Fundão.

“Não fazia parte da expectativa, mas acho que, por princípio e por alguma influência familiar, não consigo dizer não à Covilhã e à sua principal instituição, a UBI”, afirmou João Casteleiro Alves, no final da sessão, lembrando o passado como ex-aluno e o princípio de “devolver à comunidade aquilo que ela dá”. Entende o CG como o órgão que supervisiona toda a atividade da Universidade e tem um papel importante nas decisões estratégicas da instituição. Neste âmbito, o próximo grande desafio é a eleição do Reitor, para o mandato 2025-2029. De acordo com o presidente do CG-UBI, a próxima reunião, a ter lugar em março, deverá estabelecer o calendário e o regulamento do processo, que se espera estar concluído “até junho”.

No último ato como presidente do CG-UBI, Hugo Carvalho mostrou-se satisfeito com a eleição de João Casteleiro Alves, alguém que, “além de ser da casa, acompanhou estes quatro anos”. Manifestou o desejo de que o órgão “discuta muito a Universidade da Beira Interior, porque é assim que o CG também ganha”.

O líder cessante aproveitou a ocasião para elogiar a UBI “pela capacidade extraordinária de atrair pessoas de alto gabarito na sociedade, como está à vista pelos novos membros externos”, e pelo atual Reitor, Mário Raposo. “Vou levar a UBI comigo e a memória de um Reitor absolutamente extraordinário que, desde aluno até Reitor, passando pelos cargos de vice-reitor e de tudo e mais alguma coisa nesta casa, deixa cá muito”, acrescentou.

A escolha dos elementos do CG-UBI começou em novembro de 2024, com a eleição dos 21 representantes da academia, seguida da indicação dos membros externos, em janeiro. Os conselheiros cooptados, num total de oito, tomaram posse na reunião, onde foi escolhido o presidente. Ana Abrunhosa, Bruno Mineiro, Dulcineia Catarina Moura, Fernando Parente, Graça Freitas, Graça Rojão, João Casteleiro Alves e Paulo Fernandes acrescentam ao CG-UBI perspetivas valiosas, em função do percurso de mérito desenvolvido em áreas como ensino superior, saúde, gestão, desenvolvimento regional, educação, mundo empresarial e política, entre outras.

Da parte da academia foram eleitos, pelo Corpo de Professores e Investigadores, Bruno Costa, Ana Paula Duarte, Jorge Barata, Jorge Pereira, Marisa Dinis de Almeida, Eugénia Ferrão, Paulo Pinheiro, Sandra Soares, António Vicente, António Espírito Santo, Liliana Bernardino, Branca Silva, Alcides Monteiro, Joana Casteleiro Alves e Ernesto Filgueiras. No Corpo de Estudantes foram eleitos João Nunes, Camila Torgal, Mafalda Capinha, Leandro Matias e Bernardo Afonso. O Corpo de Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão tem como representante Manuela Campos.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: