O jogo “Aventura na Horta Biológica”, criado no âmbito do “Agricultura Biológica e Compostagem na Escola”, vai percorrer as 38 turmas do 1º ciclo das escolas do concelho da Moita que participam no projeto, durante o mês de junho.
O Município da Moita dinamiza desde 1999 o projeto “Agricultura Biológica e Compostagem na Escola”, junto dos estabelecimentos escolares do 1º ciclo e Jardins de Infância, procurando ao longo do tempo criar novas formas de apoio aos docentes e alunos. Além dos equipamentos, materiais e plantas que são oferecidos, tem dado apoio na preparação do terrenos e caixas-horta, dinamizado sessões com técnicos e fornecido recursos diversos, como um guia para docentes, um conjunto de vídeos, formação creditada, entre outros.
Este ano letivo, as técnicas dos serviços da Divisão de Resíduos e Ambiente Urbano e a empresa Ideias com História co-criaram um novo recurso lúdico-pedagógico, o jogo “Aventura na Horta Biológica”. Criado exclusivamente para apoio ao projeto, este jogo em tapete gigante aborda de forma divertida a criação, desenvolvimento e cuidados a ter com as hortas biológicas, passando por temáticas como a preparação do terreno, as plantas e sementes, a compostagem de resíduos orgânicos, as pragas e animais auxiliares da horta, etc. O objetivo de cada equipa ou jogador é ganhar o máximo número de cartões representando ingredientes da salada e colocá-los na taça da sua equipa. O jogo tem cartas de conhecimento, de penalização e de mímica e pode ser jogado com uma turma inteira, dividida em equipas. Ganha a equipa que completar uma volta ao circuito de jogo e obtiver a taça de salada com mais ingredientes.
O novo jogo foi apresentado a 2 de junho, na Escola Básica do Penteado, e marca o encerramento do ano letivo do projeto “Agricultura Biológica e Compostagem na Escola”.