A John Deere inaugurou o seu primeiro centro de inovação europeia especializado em culturas de elevado valor, em Espanha. O John Deere Parla Innovation Center vai operar num espaço com 3 500 metros quadrados na sede corporativa da empresa em Parla (Madrid): Nesse espaço vão coexistir empresas do setor, centros educativos, instituições públicas e start-ups sob um modelo de inovação aberta.
Segundo explicado em comunicado, a investigação vai centrar-se especialmente em torno de cinco eixos: automação, eletrificação, conectividade, Inteligência Artificial e sistemas agrícolas integrados.
“O centro de inovação é um espaço de trabalho em que cada um dos atores envolvidos contribuirá com o seu conhecimento para desenvolver soluções avançadas ao serviço da sustentabilidade e produtividade no setor. Será um trampolim na consolidação de iniciativas de colaboração público-privada, um centro de condução de talentos, uma incubadora para startups de inovação e um centro de divulgação, conhecimento e transferência de tecnologia”, disse o diretor de negócio da John Deere Ibérica, Eduardo Martínez de Ubago.
Desde a sua inauguração, o centro de inovação já conta o envolvimento de mais de 25 entidades. Destacam-se, por exemplo, empresas como a Agromillora e a BASF e entidades institucionais como a Câmara Municipal de Parla.
Através do acelerador europeu de start-ups EIT Food, 15 start-ups que propõem soluções inovadoras para o setor foram escolhidas para fazer parte do centro de inovação durante o seu primeiro ano.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.