As Jornadas Internacionais da Batata decorram a 3 e 4 de maio, no Fórum Cultural em Alcochete. Estes dois dias reuniu mais de 150 participantes, entre especialistas nacionais, estrangeiros, representantes da fileira nomeadamente técnicos, produtores e operadores que debateram o momento particularmente desafiante para a Batata portuguesa.
Estas jornadas promovidas pela Porbatata no âmbito do projeto da Promoção da Batata Portuguesa nos Mercados Externos, apoiada pelo Portugal 2020, inserido no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, em parceria com diversas associações – a Associação Portuguesa de Horticultura (APH), o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) e a Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícola (FNOP). Contou ainda com o patrocinio da Safe-Crop, Nufarm, Hubel, Belchim, Ascenza, Massó, BASF, Alltech, Valorfito e Magos.
Nestas jornadas abordaram-se temáticas determinantes para a Batata portuguesa como mercados internacionais e exportações, organização e aumento de custos dos fatores de produção, novas tecnologias, fitossanidade, escassez de água e alterações climáticas.
O encerramento em sala das jornadas contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. À tarde realizou-se uma visita a campos de produção de batata do SrºPaulo Bartolo e do Srº Lino Caetano e à central de embalamento e expedição da Organização de produtores Primohorta.
Poderá visualizar as gravações do evento no canal youtube da Porbatata.
Veja o video de resumo aqui: