Prémio Jovem agricultor europeu

Jovem agricultor português vence prémio de Melhor Projecto Europeu atribuído no Parlamento Europeu

Manuel Grave, 29 anos, levou a Bruxelas, ao V Congresso Europeu de Jovens Agricultores, o projecto vencedor.

Localizado em Portel, o projecto consiste num investimento que envolve a instalação de um amendoal, que corresponde a uma densidade de 2.469 árvores por hectare, com a plantação das variedades Soleta e Lauranne, aplicação de processos de mecanização e uma utilização sustentável dos recursos. Além da forte preocupação ambiental, este investimento vai originar diversos postos de trabalho no Alentejo e a criação de valor para o setor.

O Congresso Europeu de Jovens Agricultores organizado anualmente pelo Eurodeputado Nuno Melo em parceria com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal – e em colaboração com a Eurodeputada Espanhola Esther Herranz e a ASAJA – Associación Agraria Jóvenes Agricultores, decorreu hoje, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Com o patrocínio do grupo PPE, esta V edição contou com a presença de António Tajani, presidente do Parlamento Europeu e Manfred Weber, líder do grupo PPE no Parlamento Europeu.

Manuel Grave tem um mestrado em Engenharia Agronómica e conta com um percurso profissional em empresas de referência ligadas à produção. Mais recentemente, tem apoiado a instalação de produções de frutos secos, o que permitiu ganhar bastante conhecimento junto dos melhores produtores e conhecer as melhores práticas utilizadas no mundo.

Foram ainda atribuídos os seguintes prémios: prémio ao Projecto Mais Sustentável à Itália, ao jovem agricultor Stefan Rottensteiner e o prémio ao Projecto Mais Inovador à Bélgica, ao jovem agricultor Laurens Tack.

Este evento – considerado já o maior do sector a ser realizado na Europa – sublinha a importância crucial dos jovens agricultores na economia europeia.


Publicado

em

por

Etiquetas: