Júri internacional reúne-se em Beja a 20 e 21 de Março Mais de 100 amostras de todo o mundo no Concurso de Azeite Ovibeja
Mais países participantes e mais amostras. Este é o resultado da adesão ao IV Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra Prémio Ovibeja que recebeu mais de 100 amostras de azeite provenientes de produtores de todo o mundo. Além dos habituais países concorrentes, como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Chile, Argentina, este ano foram entregues amostras para concurso provenientes do Uruguai, da Eslovénia, de Israel, entre outros.
O Concurso Prémio Ovibeja é já uma referência a nível internacional e a prová-lo está o facto de estar classificado como o 2º com maior notoriedade, entre os principais 19 concursos internacionais, no ranking dos 50 Melhores Azeites do Mundo, imediatamente a seguir ao concurso Mário Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI). Para seleccionar os melhores entre os melhores o Júri do Concurso vai reunir-se em Beja no Hotel Vila Galé – nos próximos dias 20 e 21 de Março. Composto por 40 provadores altamente qualificados e credenciados pelo COI, metade dos elementos são portugueses e a outra metade de outros países concorrentes. O presidente do Júri é José Gouveia, professor catedrático jubilado do Instituto Superior de Agronomia, reconhecido como um dos maiores especialistas em azeites a nível mundial.
Os azeites vão ser classificados em 4 categorias de acordo com o tipo e intensidade: Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. Os prémios vão ser entregues na Ovibeja, a 3 de Maio, dia dedicado especialmente ao sector do azeite. A cerimónia de entrega dos prémios vai contar com a presença de várias entidades oficiais portuguesas e internacionais, de entre as quais se contam embaixadas de vários países participantes no concurso.
Os melhores azeites das mais diversas geografias do mundo vão ser dados a conhecer aos visitantes da Ovibeja que podem prová-los em primeira mão no Pavilhão Sabor Alentejo, entre os dias 30 de Abril e 04 de Maio.
E sabor a Alentejo é o que tem a maioria dos azeites produzidos em Portugal. A campanha deste ano ascendeu a 627 milhões de toneladas de azeitona que representarão uma produção a rondar as 90 mil toneladas de azeite, sendo que cerca de 70 por cento serão provenientes do Alentejo.
Promover e reforçar a qualidade dos azeites portugueses e a sua posição no mercado exportador são alguns dos objectivos do IV Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra, da responsabilidade da Ovibeja e da Casa do Azeite Associação do Azeite de Portugal.
Fonte: ACOS
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
|
Sítios |
|
|
[ Écran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|