Lançamento do projeto GOFORESTS: Melhorando a ligação entre as redes de trabalho da floresta e agro-floresta na Europa

Por toda a Europa há centenas de pequenos projectos promovido por pequenos grupos de agricultores, investigadores, gestores florestais, associações ambientais e comunidades locais, partilhando todas o mesmo objectivo; promover a inovação e as boas práticas nos sectores florestal e agro-florestal.

Estas iniciativas são conhecidas por “Grupos Operacionais” (GO) e são normalmente financiadas por fundos regionais e Europeus, no contexto da plataforma EIP-AGRI. Contudo, as inovações a boas práticas desenvolvidas, tendem a permanecer nos seus locais de origem e não chegam a outras comunidades Europeias ou a GO para além das fronteiras nacionais, perdendo preciosos conhecimentos e experiências.

Os parceiros do GOFORESTS vão trazer juntos os GO existentes de diferentes países, focando-se nos tópicos principais:

Transporte e rechega de madeira – aumentando o valor de produção e o fornecimento geral de madeira de florestas privadas.
Adaptação das florestas às alterações climáticas – encontrando novas soluções para ajudar os gestores florestais a adaptarem-se aos efeitos das alterações climáticas.
Gestão florestal sustentável e serviços do ecossistema – promovendo estas práticas que equilibram a exploração comercial de madeira com os objectivos ambientais e sociais.

Produtos florestais não-madeireiros – desenvolvendo e partilhando novos modelos de negócio que giram em torno do abastecimento de produtos florestais não lenhosos.
Agro-floresta – aumentar a atenção para a necessidades de design e a implementação de medidas políticas adaptadas com a produção dos sistemas agro-florestais.

GOFORESTS irá recolher, partilhar e disseminar conhecimento relacionado com a inovação. Isto será feito através de matérias de divulgação, sendo acessíveis em plataformas existentes, assim como materiais de capacitação desenvolvidos de acordo com a identidade regional necessária e transferida para onde as inovações possam encontrar novas aplicações.

Os resultados e actividades do projecto (incluindo workshops nacionais e internacionais) irão beneficiar gestores florestais e agro-florestais, assim como agentes políticos, fornecendo valiosos inputs nas políticas regionais, oportunidades de financiamento e medidas especificas da Política Agrícola Comum (PAC).

O Projecto GOFORESTS já começou, com os parceiros celebrando a reunião de arranque em Florença, no dia 6 de Fevereiro de 2023. O Consórcio é liderado pelo Departamento de Agricultura, Comida, Ambiente e Floresta da Universidade de Florença e tem 17 parceiros de 9 países:
Fundacion Centro de Servicios y Promocion Forestal y de su Industria de Castilla y Leon – CESEFOR (Espanha), European Forest Institute – EFI (Finlândia), Steinbeis 2i GmbH – S2i (Alemanha), Gozdarski Institut Slovenije – GIS (Eslovénia), Centre National de la Propriete Forestiere – CNPF (França),ANSUB – Associação dos Produtores Florestais do Vale do Sado (Portugal), Federació Catalana d’Associacions de Propietaris Forestals – BOSCAT (Espanha), Latvijas Logistikas Asociacija – LLA (Letónia), Bayerisches Staatsministerium fur Ernahrung, Landwirtschaft und Forsten – StMELF-LWF (Alemanha), Solutopos Recursos e Desenvolvimento – Solutopus (Portugal), Regione Toscana -RT (Itália), ETA Florence Renewable Energies (Itália), Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências – FC.ID (Portugal), Centar Kompetencija doo za Istrazivanje i Razvoj – CEKOM (Croácia) and Universidad de Santiago de Compostela -USC (Espanha).

O projecto GOFORESTS recebeu um financiamento do programa Horizon Europa sobre o Grant Agreement n. 101086216.

Fonte: ANSUB


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: