LIFE Scrubsnet: Procurar Anfíbios e Répteis para Avaliar o Impacto da Gestão de Matos no Montado e Dehesas

O projeto LIFE Scrubsnet, através da gestão dos matos no Montado e Dehesas, pretende aumentar os níveis de biodiversidade nestes sistemas. Para compreender se esse objetivo está a ser alcançado começámos por procurar dois grupos animais: os anfíbios e os répteis.

Com a criação das ilhas de matos entre a matriz do montado, pretende-se criar abrigo e locais de alimentação para estes animais. Além disso, ao naturalizar uma charca permanente que fornece água para abeberamento, esta passará a ser também um local de reprodução importante para os anfíbios.

Para terem conhecimento do estado das populações nas áreas de intervenção, técnicos especialistas na monitorização destas espécies realizaram uma primeira caracterização dos locais. Através de transetos pedestres procuraram os animais, debaixo de pedras e troncos caídos, durante o dia e também à noite.

Na primeira época de amostragem (outono de 2022), foram identificados vários indivíduos de sapo-corredor, salamandra-de-costelas-salientes e salamandra-de-pintas-amarelas. Quanto aos répteis foram encontradas uma lagartixa-esverdeada e uma cobra-cega. Nesta primavera, voltaremos a realizar mais amostragens e poderemos ter uma ideia mais concreta daquilo que existe nas áreas de intervenção do projeto.

O Projeto LIFE Scrubsnet (LIFE20 NAT/ES/000978) é cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia. Se quiser saber mais informação sobre o projeto LIFE Scrubsnet, pode visitar o site https://lifescrubsnet.eu/ ou acompanhar as redes sociais do projeto: https://www.facebook.com/LifeScrubsnethttps://www.instagram.com/lifescrubsnet/

Artigo publicado originalmente em MED.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: