Limpeza de terrenos. “​A erva está sempre a crescer, está a ver?”

GNR identifica 10.981 casos de potencial perigo de possível incumprimento na gestão dos combustíveis em todo o país. A falta de mão-de-obra, as dificuldades económicas e a chuva tardia, são algumas das justificações dadas pelos proprietários que, nos primeiros dias de fiscalização da GNR, ainda não procederam à limpeza dos terrenos. Ainda assim, em comparação com 2021, a taxa de cumprimento ronda os 86%.

Há duas fases distintas na limpeza das florestas e terrenos: a primeira é de sensibilização e a segunda de fiscalização.

“Este ano, a GNR sinalizou 10.981 casos de potencial perigo de possível incumprimento na gestão dos combustíveis. Já no ano passado foram 14.047 casos, 2.074 estavam em incumprimento, e houve uma taxa de cumprimento na ordem dos 86%. Estamos a fazer cada vez menos sinalizações e contraordenações graças à sensibilização. Em 2019 estávamos com 31 mil casos de sinalizações e em 2022 reduzimos para 11 mil”, revela o Capitão Óscar Capelo, chefe da secção do SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, do comando territorial da GNR da Guarda.

Durante uma fiscalização, no concelho de Seia, os militares voltaram a parar na propriedade de 4,5 hectares, de Manuel Vale. O serralheiro, reformado, hoje com 82 anos, escuta com atenção a advertência para limpar as giestas próximas das duas casas de que é proprietário […]

Continue a ler este artigo no Rádio Renascença.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: