Linha da Frente: Dose de contágio – parte 1

A partir do ciclo da água, vamos perceber que aquilo que excretamos no nosso dia-a-dia, que várias substâncias que a indústria elimina, que muitos medicamentos veterinários e fitofármacos utilizados na agricultura podem vir parar ao nosso prato e ao nosso copo.
Apesar do tratamento das águas para consumo humano e das águas residuais ser eficaz do ponto de visto microbiano, o universo dos contaminantes químicos é cada vez maior e deixa margem para que muitas substâncias escapem para o meio ambiente.

Os valores máximos de compostos na água e nos alimentos frescos estão regulados por lei, mas as frentes de contacto com os elementos químicos considerados perigosos são vastas, o que tem levado a inúmeras investigações científicas que o Linha da Frente teve acesso, assim como a várias interrogações da classe médica.

“Dose de Contágio” é uma reportagem com duas partes da jornalista Mafalda Gameiro, com imagem de João Serra Martins, imagem drone de Carlos Pinota, edição de Paulo Nunes e grafismo de António Vasconcelos.

→ Veja aqui a reportagem ←

Linha da Frente: Entre a Abundância e a Escassez


Publicado

em

,

por

Etiquetas: