A organização da Lisbon Food Affair revela que a primeira edição obteve um «balanço muito positivo, revelando-se como o mais importante evento para os sectores da alimentação e bebidas, canal Horeca e Tecnologia Alimentar, que se realiza em Portugal».
Entre 12 e 15 de Fevereiro este evento foi o epicentro de grandes negócios, «resultantes não só da qualidade da oferta presente – com expositores líderes de mercado representantes de mais de 500 marcas – como pelo elevado nível de visitantes profissionais, nacionais e estrangeiros».
A Lisbon Food Affair foi também palco de um conjunto de dinâmicas de «enorme relevância para os sectores», onde se destacaram conferências, talks, apresentações e showcooking, tendo como base a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização.
Para Marina Calheiros, gestora coordenadora da Lisbon Food Affair, um dos grandes objectivos foi o de «fazer deste evento mais do que uma mostra de produtos, um verdadeiro palco de experiências, pelo que foi com enorme satisfação que verificámos que as empresas responderam de forma entusiástica a este desafio».
Assim, a experimentação foi a dinâmica mais utilizada pelos expositores com o objectivo de testarem novos produtos e receberam de forma proactiva um rápido feedback das novas necessidades e exigências de mercado.
Ainda segundo Marina Calheiros, a internacionalização – outro dos eixos estratégicos do evento – revelou-se de grande sucesso, dando como exemplo «as mais de 200 reuniões entre compradores internacionais, convidados pela Lisbon Food Affair, e empresas participantes, que resultaram em negócios efectivos para quase todos os expositores».
Estas reuniões trouxeram a Portugal cerca de 30 compradores internacionais oriundos de países como Espanha, China, Angola, Países Baixos, França, Noruega, Itália, Marrocos, Colômbia e Emirados Árabes Unidos.
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, em visita à Lisbon Food Affair apelidou o evento de «montra do bom que produzimos no nosso país» e destacou que «os produtos nacionais, marcados pelo forte investimento em inovação, qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar, brilham na nossa gastronomia, na nossa tradição, mas, também, além-fronteiras. É o que comprovamos, aqui, nesta iniciativa».
Por seu turno, Bernardo Ivo Cruz, secretário de Estado da Internacionalização, destacou o quanto a Lisbon Food Affair está alinhada com as preocupações estratégicas do Governo ao nível da inovação, internacionalização e sustentabilidade.
A próxima edição está agendada para os dias 18, 19 e 20 de Fevereiro de 2024.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.