Listas que compõem a Câmara dos Jovens de Abrantes apresentaram as suas ideias durante debate

Num debate bastante construtivo e participado, e moderado por Patricia Seixas, cada candidato começou por apresentar os elementos constituintes da sua equipa e explicou como foi o processo de constituição da lista.

Ana Carolina Duarte (Lista Inovação Jovem), Diogo Manuel Batista (Lista Voz do Jovem), Gonçalo Queirós da Silva (Lista Vanguard´arte), Raquel Dias Vital (Lista C) e Íris Neves Gomes (Lista Vive o Desporto) foram os cinco candidatos à Câmara dos Jovens que estiveram presentes no debate, apresentaram as suas propostas, responderam às várias questões feitas pelo público presente  e finalizaram com o apelo ao voto.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, agradeceu o empenho dos jovens neste projeto e referiu que “temos de ouvir e perceber o que são as vossas sensações e o que pretendem da comunidade”. “Tenho muita esperança que deste fórum saiam grandes ideias”, salientou Manuel Jorge Valamatos.

Valorizar as opiniões dos jovens, as suas ideias e perspetivas para o futuro são os objetivos do programa “Câmara dos Jovens” que irá dar a oportunidade aos interessados de serem os responsáveis pela gestão de um orçamento no valor de 10 mil euros que lhes é atribuído para concretizarem os projetos que idealizaram, numa lógica de diálogo e sustentabilidade. 

Neste momento, entre 13 e 16 de janeiro, decorre o período de reflexão, sem campanha e as votações irão decorrer de 17 a 23 de janeiro, na plataforma Abrantes360. Para votarem, os jovens entre os 14 e os 21 anos terão de estar recenseados, podendo fazê-lo até 16 de janeiro através da aplicação Abrantes360 ou presencialmente nos serviços de atendimento ao público do Município de Abrantes (Loja do Cidadão, Estádio, Piscinas) e nas escolas do concelho de Abrantes. Até ao momento, estão recenseados cerca de 280 jovens.

Os resultados das votações serão divulgados a 24 de janeiro e a tomada de posse do executivo da Câmara dos Jovens acontecerá na sessão da Reunião de Câmara.

O mandato dos eleitos terá a duração de um ano, a contar da data de tomada de posse.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: