Os acontecimentos de 2020 provocaram transformações grandes no comportamento humano a nível global. Estilos de vida, perspetivas, hábitos e comportamentos de compra, iniciativas promotoras da sustentabilidade e investimento em inovação são alguns dos fatores que serão debatidos no Webinar” Embalagem: Tendências e Oportunidades”.
A PortugalFoods organiza, no próximo dia 1 de junho (terça-feira), a partir das 15h00, o Webinar “Embalagem: Tendências e Oportunidades” para produtos do setor agroalimentar em 2021.
Esta iniciativa, que decorre no âmbito do Projeto PortugalFoods_Qualifica, tem como objetivo debater como é que os eventos que marcaram o ano de 2020 – nomeadamente a pandemia e as alterações profundas que provocou nos hábitos dos consumidores – transformaram a forma como nos relacionamos com o consumo e com os produtos e como é que isso se reflete, também, nas próprias soluções de embalagem.
Neste encontro virtual, a PortugalFoods reunirá um conjunto de entidades que irão debater as tendências de embalagem, os conceitos de embalagem inteligente e o design de embalagem. A reflexão também incidirá sobre a perspetiva científica versus a empresarial, trazendo para o debate a experiência e desafios de empresas e academia, parceiros indissociáveis nesta dimensão do mercado de consumo.
O Webinar Embalagem: tendências e oportunidades decorrerá em plataforma zoom e a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Poderá também assistir através do canal de Youtube da PortugalFoods.
PROGRAMA
15h00 | Boas-vindas Deolinda Silva, PortugalFoods
15h15 | Tendências mundiais em embalagem para 2021 Teresa Carvalho, PortugalFoods
15h45 | Smart Packaging Luís Pereira, AlmaScience CoLab
16h00 | Packaging Design Margarida Azevedo, ESAD
16h15 |Embalagem: perspetiva científica e empresarial
Moderação: Fátima Poças, ESB-UCP
Luís Pereira, AlmaScience CoLab
Manuel Pizarro, APP
Henrique Prucha, Sociedade da Água de Monchique
17h00 | Notas finais Deolinda Silva, PortugalFoods
Esta iniciativa integra-se no projeto PortugalFoods_Qualifica que tem como objetivo sensibilizar e dinamizar o tecido empresarial do setor agroalimentar nacional para os desafios do futuro, através da partilha de conhecimento e divulgação de tendências e boas práticas em temas relacionados com Inovação Tecnológica, a Indústria 4.0, a Economia Circular, a Economia Digital e a Literacia Financeira.
Este projeto é financiado pelo COMPETE2020, Portugal2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.