O que fazer para prevenir o aumento destruidor dos incêndios? Juntam-se neste debate o autor do livro «Os Incêndios Florestais em Portugal», António Bento-Gonçalves, a directora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte, Sandra Sarmento, e o especialista em incêndios Domingos Xavier Viegas. Com moderação de Catarina Carvalho.
Serão os incêndios florestais inevitáveis, sobretudo em Portugal, país a meio caminho entre o Atlântico e o Mediterrâneo? Como é que as mudanças climáticas os tornam mais perigosos e que parte desse perigo cresce com a falta de cultura florestal? O que podemos fazer para que não se repitam as tragédias dos últimos anos – em que morreram mais de 250 pessoas por causa dos incêndios?
Neste debate pretende-se contribuir para o conhecimento em torno de um tema cada vez mais complexo, mas também para uma mudança de paradigma. Falar-se- à da desestruturação do mundo rural, do desordenamento do território, da falta de gestão florestal, mas também da essencial educação florestal. Para que se previnam os incêndios, porque esta é a única maneira de os combater.
PROGRAMA
21h00
Apresentação do livro «Incêndios Florestais em Portugal»
- Oradores: António Bento-Gonçalves Domingos Xavier Viegas Sandra Sarmento
- Moderadores: Catarina Carvalho