A CAP organiza pelo 8º ano consecutivo o Concurso Nacional de Jovens Agricultores, que elege o melhor jovem agricultor de Portugal. O vencedor do Concurso vai representar Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores, organizado em Bruxelas, e onde nos últimos anos venceu por três vezes o título de Melhor Jovem Agricultor Europeu.
Com abrangência nacional e o apoio institucional do Ministério da Agricultura, na conferência de dia 10 de dezembro na Sede da CAP serão divulgados os resultados do Concurso e entrega do prémio ao “Melhor Jovem Agricultor de 2020” pelo júri do concurso constituído pela Bayer, Ascenza, APED e Consulai.
Ninguém questiona o carácter estratégico da agricultura, mas é urgente lançar, no âmbito da reforma da PAC, uma profunda reflexão sobre as orientações necessárias para tornar a agricultura atraente e garantir a sua rentabilidade. Para além das medidas específicas sobre instalação, formação, transferência de propriedade e fiscalidade, torna-se premente o diálogo e reflexão acerca da renovação geracional decorrente da atração de jovens ao sector, da capacidade de concretizar projectos sólidos que persistam no tempo, do abandono das zonas rurais, da formação e novas tecnologias e da participação dos jovens no sector associativo.