Webinar "Pinheiro Silvestre da Europa Central"

Live: “Pinheiro-silvestre na Europa Central”

O webinar “Pinheiro-silvestre na Europa Central” inaugurou, no passado dia 10 de março, o ciclo Silvicultura de Pinheiro: Fatores Internacionais de Sucesso.

Este foi o primeiro evento de uma viagem virtual  que irá dar a conhecer as principais espécies de pinheiros com relevância económica no mundo.

O orador convidado Peter Spathelf, professor da Universidade para o Desenvolvimento Sustentável de Eberswalde (KNEE), começou por caracterizar o Pinheiro-silvestre, a espécie de pinheiro que atualmente tem maior distribuição mundial.

Seguiu-se uma caracterização das práticas silvícolas daquela espécie na Europa Central, com referência às principais ameaças, como secas e tempestades e o exemplo de estratégias de adaptação de gestão florestal para uma maior resiliência, como a conversão para povoamentos mistos.

A apresentação de Peter Spathelf abordou, ainda, temas que marcam a atualidade do ponto de vista técnico, científico e político como a floresta de coberto contínuo, a designada silvicultura próxima da natureza, o restauro florestal ou a migração assistida.

O pinheiro-silvestre, no nosso país, é uma espécie recomendada para o nível montano, ou seja, para altitudes acima de 700 m, em que o pinheiro-bravo já não é a espécie mais adaptada, sendo uma presença marcante nas serras do norte e centro.

A madeira de pinheiro-silvestre tem interesse económico para a maioria das empresas de transformação da Fileira do Pinho em Portugal, sendo que muitas delas importam madeira desta espécie. Para altitudes inferiores a 700 metros, o pinheiro-silvestre será, na generalidade das situações, uma espécie de crescimento mais lento do que o pinheiro-bravo nas mesmas circunstâncias.

Para saber mais sobre a silvicultura desta espécie e de outras com interesse para as zonas de influência atlântica clique aqui.

O webinar foi conduzido por Susana Carneiro, Diretora Executiva do Centro PINUS  e contou com uma intervenção inicial de Teresa Fidalgo Fonseca, na qualidade de coordenadora da Unidade de Silvicultura e Ecologia de pinheiros da IUFRO, fazendo uma breve introdução sobre a atuação desta organização internacional que congrega investigadores de ciências florestais de todo o mundo.

O webinar contou com 129 participantes de 25 países, maioritariamente, agentes do setor florestal, investigadores e estudantes de ciências florestais.

A apresentação de Peter Spathelf está disponível para download aqui.

A partir desta notícia reveja as gravações dos webinares e apresentações do Ciclo internacional de Pinheiro-bravo e conheça as práticas silvícolas aplicadas na Galiza, em Castela e Leão, na Aquitânia e Austrália.

Subscreva a newsletter do Centro PINUS e fique a par das principais notícias da Fileira do Pinho e dos próximos webinares em www.centropinus.org


Publicado

em

,

por

Etiquetas: