L’Óreal distingue jovens cientistas portuguesas

A Medalha de Honra L’Oréal Portugal vai na 18ª edição e pretende contribuir para aumentar o número de mulheres cientistas a nível mundial, que continua abaixo dos 30 por cento. O júri, presidido por Alexandre Quintanilha, avaliou mais de 70 candidaturas, elegendo Edna Correia, Carina Cunha, Sandra Tavares e Sara Carvalhal.

A investigadora Edna Correia, do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Polo da Ciências da Universidade de Lisboa, e Carina Cunha, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), da Universidade do Minho, foram distinguidas na 18ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência.

[…]

Arrozais em estudo como campo produtivo e habitat natural

Edna Correia, de 34 anos, tem em mãos uma investigação que se centra principalmente na ecologia trófica de aves, nomeadamente aspetos relacionados com a dieta e características das áreas de alimentação, os seus movimentos e o comportamento durante a migração.

O projeto de Edna Correia tem como principal objetivo compreender até que ponto os arrozais – zonas húmidas artificiais – podem servir de alternativa para as aves que tradicionalmente dependem de zonas húmidas naturais, contribuindo dessa forma para a conservação da espécie em Portugal, onde se coloca a questão: podem os arrozais do Estuário do Tejo fornecer alimento para humanos e simultaneamente ser casa para outras espécies?

O arroz é uma das culturas com maior produção a nível mundial, cultivado maioritariamente em zonas húmidas transformadas para o efeito. Este estudo visa conhecer mais profundamente os impactos resultantes nestes campos – fauna versus agricultura.

A intenção da investigadora é fazer uma avaliação do potencial prejuízo causado pelas aves aquáticas na produção de arroz, de forma a contribuir para […]

Continue a ler este artigo no Jornal Económico.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: