[Fonte: Aflosor] Casa cheia para assistir aos atuais paradigmas e desafios da investigação e inovação aplicadas ao Montado de Sobro
Perante um auditório com lotação esgotada, e com uma abertura de excelência a cargo do Prof. Dr. José Godinho Calado – Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, viveu-se uma tarde de grandes debates em torno da constante procura por respostas e soluções para o sector, tanto do lado da investigação, como da produção e inovação tecnológica.
No primeiro painel, os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer os resultados de algumas investigações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito dos projetos Go Platisor e Prodehesa:
– GO Platisor: Investigação aplicada ao Platypus Cilindrus – Expectativa da Produção [Inês Barracha, AFLOSOR];
– GO Platisor: Investigação aplicada ao Platypus Cilindrus – Perspetiva da Investigação [Edmundo de Sousa, INIAV];
– Projeto Prodehesa Montado: Medidas de gestão para Fitóftora no Montado [Ana Cristina Moreira, INIAV];
– Projeto Prodehesa Montado: Prevenção e gestão da Fitóftora em Viveiros Florestais [Manuel Trindade, INIAV].
O segundo painel foi partilhado entre a Inovação tecnológica e as novas perspetivas para o sector, tendo os presentes a possibilidade de ficar a conhecer melhor as previsões de alguns stakeholders existentes no mercado da Península Ibérica:
– Inovação Tecnológica | O Futuro da Extração de Cortiça? [João Sobral, Amorim Florestal / Rafael Leal, Coveless];
– Inovação na gestão ambiental de pastagens em sistemas agroflorestais [Ivo Gama, Terraprima]
– Novas Perspetivas do mercado para o sector [João Rui Ferreira, APCOR];
– Perspetiva estratégica da AFLOSOR para a PAC pós 2020 [Paulo Tenreiro, AFLOSOR].
Coube ao Eng. Hugo Hilário – Presidente do Município de Ponte de Sor, encerrar o evento, o qual mostrou grande gratidão e respeito pelo sector, demonstrando total disponibilidade para que o mesmo se volte a realizar por muitos mais anos.
Perante tal sucesso, todos os patrocinadores – Campo Pequeno | Amorim | IkiMobile – abriram a porta a novos projetos em parceria com a AFLOSOR – Associação de Produtores Agro-Florestais da Região de Ponte de Sor com objetivo de dar a conhecer o extraordinário trabalho que se tem feito ao longo destes 30 anos a assegurar o uso sustentável dos ecossistemas agroflorestais.