Macedo de Cavaleiros é um caso de estudo no combate às perdas de água

O concelho de Macedo de Cavaleiros vai ser palco do Meeting sobre Telemetria Residencial na Zona Norte, que decorre a 20 de novembro, no Mercado Municipal, a partir das 14h30. A escolha do concelho para acolher esta iniciativa prende-se com o sucesso do ambicioso projeto que este executivo camarário encetou em 2017, e que permitiu uma redução de perto de 30 por cento nas perdas de água na rede pública de abastecimento.

Recentemente, num investimento a rondar um milhão de euros, foram instalados cerca de 4300 contadores de água ultrassónicos com sistema telemétrico, que permitem medir em tempo real o consumo doméstico e detetar anomalias na rede de fornecimento.

Este projeto, o maior em Portugal nesta área, está instalado em toda a cintura urbana e transmite a informação da rede de água para um sistema informático centralizado, permitindo um controlo efetivo.

“Tínhamos gravíssimos problemas de perdas de água quando assumimos a gestão camarária e, passados sete anos, podemos dizer que foi possível poupar milhões de euros ao erário público local”, considera o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Rodrigues.

A sessão de abertura do encontro vai estar a cargo de José Pimenta Machado, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, sendo seguido por Benjamim Rodrigues e Cristina Reis, da Câmara de Macedo, que apresentarão o exemplo macedense como um «case-study» de boa aplicação das práticas de telemetria residencial. «Água Digital – A importância da Medição para o Município» será o tema da alocução de João Pedro Teixeira, da Contaqua. Mário Almeida e Ricardo Simões, responsáveis da Wavecom, empresa aveirense de engenharia de comunicações e tecnologia wireless, que foi responsável pela implementação da solução no município, farão uma intervenção subordinada ao tema «Digitalização e Telemetria – a importância das comunicações para o Município».

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: