O vale do rio Pó será uma das regiões da Europa mais afetada pela seca. Veja o vídeo.
O maior rio de Itália atingiu o nível mais baixo dos últimos 70 anos. O governo italiano está a estudar a possibilidade de decretar o estado de emergência para poder ajudar os agricultores a colmatar as perdas pelas colheitas. As altas temperaturas e a falta de chuva agravaram a seca e fizeram baixar o nível do rio para mínimos históricos. há zonas completamente secas, zonas arenosas do fundo rio que agora estão a descoberto. O rio Pó tem mais de 650 quilómetros, corre de oeste para leste atravessando o norte de Itália e desagua no Adriático.
Onde antes corriam as águas do rio, agora apenas se vê areia, pedras e plantas. Meses sem chuva deixaram a descoberto o leito do rio e alguns achados da II Guerra Mundial. A falta de água permitiu localizar um tanque militar alemão e um barco que afundou durante o conflito.
A seca afeta várias regiões da Europa, mas a do vale do Pó será das mais atingidas. As cidades desta zona já estão a racionar água e a fornecê-la em camiões. Os habitantes receiam que a água potável possa vir a faltar.
A produção de energia hidroelétrica, que fornecia 15% das necessidades do país, diminuiu 50% desde 2021.