Em 2020 foram direcionadas para doação cerca de 18.534 toneladas de produtos alimentares provenientes das cadeias alimentares que integram a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), mais 16% do que no ano anterior. Esta meta vai ser celebrada hoje no evento organizado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, no Banco Alimentar Contra a Fome, que tem como objetivo reforçar o debate em torno do desperdício alimentar.
O diretor geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, acrescenta ainda que “no ano passado foi possível evitar-se o desperdício de mais 12.300 toneladas de produtos que estavam prestes a atingir a data de validade”, mais 17% do que em 2019, através de um circuito para facilitar o consumo destes produtos em condições de segurança, nomeadamente através da identificação dos produtos com etiqueta específica e redução do preço. Estão abrangidas nesta iniciativa cerca de 1.800 lojas associadas da APED.
A APED participa neste evento enquanto membro fundador do Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico e nacional lançado no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdícios Alimentares que comemora hoje o seu primeiro aniversário com o lançamento de uma campanha de sensibilização, à escala nacional, junto do consumidor. Assente no racional da reutilização, a campanha reúne antigos filmes e cartazes publicitários das várias marcas.
Participam nesta iniciativa as 11 cadeias do setor de Distribuição Alimentar que contribuíram ativamente para os resultados alcançados na redução do desperdício alimentar: Aldi, Auchan Retail Portugal, Continente, Minipreço, El Corte Inglés, Intermaché, Lidl, Makro, Mercadona, Pingo Doce e Recheio.
O setor da Distribuição está unido no compromisso de prevenção do desperdício alimentar e muitas têm sido as boas práticas que resultam da atividade dos associados da APED no que à eficiência dos processos internos ou relação com os parceiros diz respeito.