Mais de 193 milhões de pessoas passam fome no mundo

A percentagem subiu no último ano e irá continuar a aumentar devido à guerra na Ucrânia.

O número de pessoas com fome subiu 30% no último ano em todo o mundo. Há mais de 193 milhões de pessoas a passar fome. A organização da ONU para a alimentação e agricultura (FAO, na sigla inglesa) teme que a crise na produção de cereais – causada pela guerra na Ucrânia – faça muitas mais vítimas da falta de comida.

Há 53 países a receber ajuda alimentar da ONU e onde se morre de fome. Uns estão em guerra, como a Síria, o Iémen, o Congo, a Etiópia, a Nigéria, o Sudão ou o Afeganistão; outros enfrentam crises ambientais, tais como o Haiti, o Paquistão, o Bangladesh, o Quénia ou a Somália.

A FAO garante que o número de pessoas em emergência alimentar vai ultrapassar os 200 milhões. No ano passado registou-se um aumento de mais 40 milhões de pessoas com fome. A crise na Ucrânia deixa uma incógnita para a subida que se irá sentir este ano.

Todos os anos, a FAO lembra que é preciso investir mais na agricultura do que focar apenas na distribuição de ajuda alimentar. A ONU lembra que a fome por causa da guerra na Ucrânia pode agora chegar a continentes como a Europa, uma situação que apenas foi vista durante os períodos das duas Guerras Mundiais.

Veja a reportagem na SIC Notícias.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: