Mais de oito mil de hectares foram queimados no Parque Natural da Serra da Estrela só entre segunda e terça feira – números que agravam o balanço recorde de incêndios na União Europeia para esta época.
Mais de 24 mil hectares arderam nos últimos sete dias no Parque Nacional da Serra da Estrela, 8327 dos quais destruídos no curtíssimo intervalo entre 15 e 16 Agosto, quando três ignições simultâneas deram origem a um reacendimento. O incêndio na maior área protegida do país teve início a 6 de Agosto e chegou a ser considerado estabilizado a 12 de Agosto.
Estes números agravam o balanço provisório dos incêndios na União Europeia: 662.776 hectares de floresta europeia foram consumidos pelas chamas desde o início de Janeiro, segundo dados actualizados no domingo pelo Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), o que constitui um novo recorde para esta fase do ano.
O anterior recorde para a Europa foi registado em 2017, quando 420.913 hectares tinham ardido até 13 de Agosto. Portugal é o terceiro país com maior área ardida, numa lista liderada pela Espanha, seguida da Roménia. O EFFIS é um serviço europeu que disponibiliza, desde 2006, estatísticas comparáveis com […]