A Malásia autorizou a importação de frango congelado de 32 empresas do Brasil, Tailândia e China durante três meses para colmatar a escassez, que tem levado a uma subida do preço do frango fresco.
A autorização entrou em vigor já em dezembro e irá terminar em fevereiro, segundo a agência noticiosa estatal malaia Bernama, que cita um comunicado do Ministério da Agricultura e das Indústrias Alimentares.
O ministro da Agricultura e das Indústrias Alimentares, Seri Ronald Kiandee, garantiu que a medida é temporária e que irá terminar “assim que o (…) fornecimento estabilizar de novo”.
O ministro sublinhou que as 32 empresas se comprometeram a apenas fornecer frango ‘halal’, abatido segundo regras estipuladas pela religião islâmica.
O Governo da Malásia culpou o aumento do preço do frango fresco pela diminuição da produção causada pelas restrições ao movimento de pessoas impostas no país devido à pandemia da covid-19.
No entanto, um relatório da Comissão de Competição da Malásia apontou a manipulação do mercado por parte de intermediários na importação de alimentos como a responsável pela subida dos preços.