Manifesto das Entidades ligadas ao Setor da Pecuária e Indústria da Carne sobre a entrevista ao escritor José Rodrigues dos Santos, na Rádio Observador

Recentemente, no seu programa da radio observador, João Paulo Sacadura, entrevistou o escritor e também jornalista, José Rodrigues dos Santos, a propósito do seu último livro.

Sobre esta entrevista, um conjunto de entidades do mundo do associativismo, abaixo subscritas, reuniram-se para convidar os intervenientes a conhecer a realidade que em muito se afasta da ficção relatada, tanto na entrevista, como no livro. O tipo de argumentos e informação veiculada pelo jornalista/escritor José Rodrigues dos Santos, é muito limitado, e longe de factos reais, lamentando que este, não tivesse tido o cuidado, que lhe seria devido, de se ter documentado adequadamente, recorrendo a fontes fidedignas, munindo-se de informação científica, pois sendo uma figura pública, um formador de opinião, tem a responsabilidade acrescida de não falar do que não sabe e de se pautar por um trabalho de investigação adequado.

Lamentamos que o escritor não se tenha empenhado em fornecer informação credível em vez de ter proliferado desinformação e uma mixórdia de despautérios e comparações feitas entre “atrocidades humanas”, do período mais negro da segunda guerra mundial e atividades comuns e naturais correspondentes à normal “cadeia trófica”.

Na verdade, os seus leitores esperavam mais dele, esperavam que José Rodrigues dos Santos, pudesse não só escrever, como expressar-se oralmente sobre assuntos sobre os quais se tivesse debruçado seriamente a estudá-los, e ser assim, veículo de informação fiável.

Infelizmente, a entrevista a José Rodrigues dos Santos, não só, não nos merece respeito, como consideramos ser necessário trazer a publico um contraditório que apresente claramente os factos da produção pecuária e indústria da carne e não o pensamento criativo de quem não teve tempo de se documentar, e se pronunciou de forma absolutamente leviana, irresponsável e mesmo com erros crassos. Não é admissível que um jornalista, que se diz orientar pelo rigor científico, caia no populismo fácil demagógico e baseado em crenças pessoais, não em factos e realidade técnica e científica.

Enviamos assim, em anexo, o documento: Alimente o seu Cérebro com Informação Saudável, como esclarecimento sobre algumas das dúvidas existenciais do escritor José Rodrigues dos Santos. Estando, naturalmente, disponíveis para elucidar as demais que possam existir.

Cremos, que a Radio observador, pautando-se pelo rigor e excelência da comunicação que tem feito, terá todo o interesse em dar a conhecer este Manifesto.

Cremos ainda, que a Radio observador terá todo o interesse em organizar um programa onde se debata com seriedade e rigor científico o panorama da produção da carne.

Todas as entidades subscritoras estão disponíveis para prestar essa colaboração à radio observador, mas também entendemos que a rádio observador poderá convidar peritos na matéria, sem conflitos de interesse, professores universitários que tenham dedicado a sua vida profissional a estudar estes temas, detendo o conhecimento cientifico que lhes permite fazer a comunicação, que se impõe.

Naturalmente, que poderemos indicar as melhores universidade e docentes que mais têm dado a conhecer o seu trabalho.

Os ouvintes têm direito de serem devidamente informados!

AMECAP, ANEB, ANIL, ANIPLA, APEZ, APIC, APIVET, CONFAGRI, FENAPECUÁRIA, FILPORC, FIPA, FPAS, IACA

Dia Mundial da Alimentação: Como a Ciência desfaz 5 mitos contemporâneos sobre a produção dos alimentos


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: