As doenças transmitidas pelos alimentos constituem uma das principais preocupações a nível da Saúde Pública, principalmente nos grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos, e decorrem da ingestão de doses infetantes de microrganismos patogénicos ou da presença de toxinas nos alimentos.
A maioria das toxinfeções alimentares tem a sua origem em superfícies e utensílios contaminados e na contaminação cruzada, em particular entre alimentos já cozinhados e prontos para consumo e alimentos crus, mas também em manipuladores que possam ser portadores de alguns microrganismos patogénicos.
No entanto, aqueles microrganismos que advêm da produção primária, que podem estar presentes nas matérias-primas e produtos de origem animal, devem ser também alvo de controlo e de prevenção. Assim sendo, a implementação de boas práticas é importante na prevenção da ocorrência dos riscos associados a todas as fases de produção de géneros alimentícios de origem animal.
Nesse contexto, a Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária dá conhecimento do Manual de Biossegurança de Aves de Capoeira, visando uma saúde melhor.
Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
O artigo foi publicado originalmente em DICAs.