Mau tempo: Aulas e transportes escolares suspensos em Valpaços amanhã

Câmara de Valpaços informou hoje que o serviço de Proteção Civil Municipal aconselhou a suspensão do transporte escolar e, consequentemente, o encerramento total das escolas do agrupamento de escolas nesta sexta-feira.

O Agrupamento de Escolas de Valpaços confirmou, em comunicado, que vai encerrar porque se preveem “constrangimentos graves na mobilidade e riscos acrescidos para a segurança de alunos, docentes e pessoal não docente, nomeadamente ao nível dos transportes escolares e das condições de acesso aos estabelecimentos de ensino”.

Vila Real é um dos cinco distritos do país que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00:00 de sexta-feira.

No distrito, também já foi divulgado que, por prevenção, as escolas dos concelhos de Boticas, de Montalegre e Mondim de Basto vão estar fechadas na sexta-feira por causa das previsões de queda de neve.

Entretanto, o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, em Sabrosa, avisou que caso se verifiquem dificuldades significativas de circulação nas infraestruturas rodoviárias, os transportes escolares para as aldeias do concelho poderão ser suspensos, por razões de segurança.

Por isso, solicitou a toda a comunidade educativa que acompanhe atentamente as informações a divulgar através das redes sociais e canais oficiais, onde disse que serão comunicadas, em tempo útil, eventuais decisões relativas ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino, incluindo a possibilidade de encerramento dos mesmos.

“A segurança de alunos, famílias e profissionais é a nossa prioridade”, frisou, acrescentando que a evolução da situação vai ser acompanhada pelo Agrupamento de Escolas Miguel Torga, em articulação permanente com a Proteção Civil e a GNR.

Já a câmara de Ribeira de Pena alertou os encarregados de educação das localidades de Alvadia, Macieira, Cadaval, Bustelo, Choupica e Ouro que, face às previsões, “os transportes escolares poderão ficar condicionados, podendo verificar-se atrasos ou constrangimentos na sua realização”.

Na capital do distrito, Vila Real, os meios estão já preposicionados para atuarem em caso de necessidade e, segundo o município, a decisão sobre os transportes escolares e as atividades letivas será tomada na sexta-feira de manhã, depois de avaliadas as condições meteorológicas que se farão sentir e em concertação com os agrupamentos escolares.

O município de Vila Real informou ainda que, devido às condições meteorológicas adversas previstas, o Parque Florestal e o Jardim da Carreira vão estar encerrados por precaução até às 12:00 de sábado.

Face a este cenário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) advertiu também os utilizadores da rede de transportes públicos deste território para a possibilidade de, na sexta-feira, poder ocorrer uma suspensão de linhas, alterações nas circulações e nos horários e constrangimentos nas circulações.

Segundo o IPMA, o aviso vermelho (o mais grave), que se prolonga pelo menos até às 09:00 de sábado, deve-se à possibilidade de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 centímetros acima dos 800 metros e possível formação de gelo.

O instituto adverte para eventuais perturbações graves na circulação e afetação de alguns abastecimentos locais.

Estes são alguns dos efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental, que vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo o IPMA emitido vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima.

Leia Também: Câmara de Oeiras alerta para “agravamento significativo” do mau tempo

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: