Mau tempo de inverno chega na primavera

Chuva vai continuar, pelo menos até ao próximo dia 10. Maior intensidade nas regiões do Centro e Sul.

A primavera chegou com chuva e, até dez de abril, a tendência é de precipitação acima dos valores habituais para a época do ano, em particular nas regiões Centro e Sul. A Previsão a Longo Prazo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) levanta a possibilidade de se assistir a um recuo na percentagem do território do continente em seca, a exemplo do que aconteceu na primeira quinzena deste mês. A confirmar-se, o Minho (onde já é considerada “fraca”) poderá mesmo vir a deixar de estar nesta situação.

Segundo o IPMA, deverá chover mais do que o costume a sul do sistema montanhoso de Montejunto-Estrela, até ao final desta semana. Podem cair até 60 litros por metro quadrado acima do que é hábito – é, sensivelmente, o dobro do que choveu em Setúbal (28,6 litros), no último domingo. Só na sexta-feira e no sábado haverá uma ligeira melhoria do estado do tempo. E o mau tempo regressa logo depois.

A tendência mantém-se no início de abril. “A probabilidade da precipitação total semanal ser superior ao normal situa-se entre 40 e 60%.”

Os dados já disponíveis para o período entre os próximos dias 4 a 10 apontam para uma “anomalia positiva” nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Aveiro, na ordem dos dez litros por metro quadrado – é esta a quantidade de água […]

Continue a ler este artigo no Correio da Manhã.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: