o distrito de Vila Real, são já cinco os municípios onde as escolas e transportes escolares vão estar suspensos na sexta-feira, uma medida de prevenção devido ao aviso vermelho para a queda de neve a partir das 00:00 de sexta-feira.
Também em Boticas, Montalegre, Mondim de Basto e Valpaços foi decidido encerrar os estabelecimentos de ensino.
Ao final da tarde, foi o município de Ribeira de Pena que, em comunicado, referiu que “considerando o aviso vermelho, devido à previsão de queda de neve e formação de gelo, as escolas estarão encerradas” na sexta-feira.
Por sua vez, a câmara de Vila Real informou que os serviços municipais de Proteção Civil têm o dispositivo operacional ativado, encontrando-se preparados para intervir na resolução de eventuais ocorrências durante o período noturno.
As equipas, explicou em comunicado, estarão posicionadas em “pontos estratégicos e considerados prioritários”, nomeadamente nos acessos à Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como “em vias críticas do concelho, assegurando monitorização permanente e resposta imediata”.
Adiantou ainda que, por volta das 06:00 de sexta-feira, será efetuado um ponto de situação, com avaliação das condições de circulação e acessibilidade aos estabelecimentos de ensino.
“Com base nessa avaliação, a informação será transmitida às direções dos agrupamentos de escolas, às quais competirá a decisão sobre a abertura ou eventual encerramento das atividades letivas”, explicou.
O município de Vila Real já tinha informado que o Parque Florestal e o Jardim da Carreira, localizados na cidade, vão estar encerrados por precaução até às 12:00 de sábado.
Também o Agrupamento de Escola Miguel Torga, em Sabrosa, avisou que caso se verifiquem dificuldades significativas de circulação nas infraestruturas rodoviárias, os transportes escolares para as aldeias do concelho poderão ser suspensos, por razões de segurança.
Por isso solicitou a toda a comunidade educativa que acompanhe atentamente as informações a divulgar através das redes sociais e canais oficiais, onde disse que serão comunicadas, em tempo útil, eventuais decisões relativas ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino, incluindo a possibilidade de encerramento dos mesmos.
Segundo o IPMA, o aviso vermelho (o mais grave), que se prolonga pelo menos até às 09:00 de sábado, deve-se à possibilidade de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 centímetros acima dos 800 metros e possível formação de gelo.
O instituto adverte para eventuais perturbações graves na circulação e afetação de alguns abastecimentos locais.
Estes são alguns dos efeitos da passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental, que vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde de hoje, tendo o IPMA emitido vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima.
Leia Também: Gouveia fecha escolas na tarde de sexta-feira devido ao mau tempo