granizo

Mau tempo: PSD reivindica apoios para agricultores do Fundão

O PSD reivindicou no parlamento apoios para os agricultores do concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco, que registaram prejuízos devido à queda de chuva e granizo na região.

Num conjunto de questões apresentadas na Assembleia da República, o PSD pergunta à ministra da Agricultura se está a ser estudada a “adoção de medidas excecionais de apoio aos produtores da região afetada” e quais são os apoios que o Ministério da Agricultura pretende ativar para apoiar os produtores frutícolas da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo e das freguesias de Soalheira, Castelo Novo, Alpedrinha e Vale de Prazeres.

No documento que tem como primeira subscritora a deputada eleita pelo círculo de Castelo Branco, Cláudia André, recorda-se que o Fundão é considerado a principal zona de produção de cereja nacional e que toda esta região do país já foi afetada por outra intempérie em maio de 2020.

A deputada lembra que, nessa altura, foram exigidas várias medidas e que o Governo afirmou que seriam concedidos apoios e que seria criada uma comissão técnica a fim de debater os seguros de colheita e encontrar soluções para que as condições dos seguros estejam de acordo com as necessidades dos agricultores.

“Passado quase um ano, entre os produtores afetados, as medidas prometidas pelo Governo, em maio de 2020, não tiveram consequências práticas nem efeitos significativos na resolução dos problemas, uma vez que os apoios prometidos se manifestaram inapropriados, no tempo e na forma, às necessidades prementes”, afirma o grupo parlamentar do PSD.

Os sociais-democratas reiteram a questão sobre se já está a ser estudada a adoção de medidas excecionais de apoio aos produtores afetados este ano e quais são esses apoios.

Pedem ainda esclarecimentos sobre as medidas anunciadas em 2020, questionando em que data foi disponibilizada a linha de crédito bonificado, que foi prometida na altura, quais as entidades bancárias envolvidas e quantos produtores acederam a essa linha.

Questionam ainda “quantos produtores foram apoiados pelas linhas de apoio do PDR 2020 e qual o total do montante financeiro dos apoios”, bem como quais as soluções encontradas nas negociações com as seguradoras a fim de adequar as condições seguradas às necessidades dos produtores.


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: