No Campo:
- Logo que as batatas estejam prontas, devem ser colhidas. A manutenção da vegetação e das batatas na terra por tempo desnecessário, favorece os ataques de traça.
- As batatas colhidas devem ser de imediato retiradas do campo e armazenadas.
- Nunca deixe as batatas no campo de um dia para o outro e nunca as cubra com rama das batateiras.
Pós Colheita
- Limpe cuidadosamente os locais de armazenamento das batatas, retirando todos os restos que aí possam ter ficado da anterior colheita.
- Desinfete armazéns e lojas, por exemplo,queimando enxofre, depois de ter calafetado bem todos os orifícios e fendas. Deixe ficar umas horas e abra as janelas protegidas com a rede para arejar.
- Proteja as janelas e postigos com uma rede fina para impedir as borboletas da traça de entrarem, mas de maneira a circular o ar.
- As batatas com sintomas de traça devem ser retiradas antes do armazenamento, para não contaminarem as sãs.
- Em caso de suspeita de ataque de traça, as batatas podem ser polvilhadas, no armazém, com inseticidas em pó indicados para esse fim.
- Desloque a armadilha da traça do campo para o armazém. Poderá, assim, detetar a eventual presença de borboletas no interior e tomar as medidas adequadas.
- Em pequenos armazéns e lojas caseiras podem proteger-se as batatas da traça, cobrindo-as com uma camada, de pelo menos 2 cm de espessura, de folhas ou rama seca de eucalipto, de Lantana ou de erva-príncipe. Estas plantas têm uma ação repulsiva da traça da batata.
O artigo foi publicado originalmente na Circular n.º 13 da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho.